AS MONTANHAS DA LUA

Filme do dia, Slider

O roteirista, produtor e diretor americana Bob Rafelson construiu uma sólida carreira em todas as frentes que atuou, tanto na televisão como no cinema. As Montanhas da Lua, que ele adaptou do romance Burton and Speke, de William Harrison, e dirigiu, em 1990, não é a mais conhecida de suas obras, mas nem por isso, é menos importante. Muito pelo contrário. A frase do cartaz resume bem a história real que é contada aqui: “Dois estranhos se tornaram amigos em uma terra selvagem. Dois amigos se tornaram inimigos no mundo civilizado”. O filme nos apresenta o capitão Richard Francis Burton (Patrick Bergin), que pode ser definido como uma espécie de Indiana Jones do mundo real, e o tenente John Hanning Speke (Iain Glen). Ambos fizeram parte da expedição que encontrou a fonte do Rio Nilo, na África. Rafelson retrata com riqueza de detalhes como eles se conheceram e iniciaram uma sólida amizade e os revezes que terminaram por colocar os dois em lados opostos. A narrativa é vibrante, envolvente e traz a dupla principal em atuações convincentes e carismáticas, especialmente a de Bergin, que, infelizmente, nunca mais conseguiu repetir tal desempenho em sua carreira. As Montanhas da Lua fracassou nas bilheterias. Seu custo estimado de 19 milhões de dólares resultou, injustamente, em pouco mais de quatro milhões de dólares de faturamento mundial. Quem não o viu ainda, não faz ideia do que está perdendo.

AS MONTANHAS DA LUA (Mountains of the Moon – EUA 1990). Direção: Bob Rafelson. Elenco: Patrick Bergin, Iain Glen, Fiona Shaw, Richard E. Grant, John Savident, James Villiers, Adrian Rawlins, Peter Vaughan, Delroy Lindo, Bernard Hill, Matthew Marsh e Roshan Seth. Duração: 136 minutos. Distribuição: Columbia TriStar/LK-Tel Video.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 1 de agosto de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software