BENEDETTA

Filme do dia, Slider

Desde o lançamento, em 1987, do livro Atos Imodestos, de Judith C. Brown, que existe o desejo de levá-lo ao cinema. Na época, os direitos da adaptação foram comprados pelo roteirista Gerard Soeteman, colaborador antigo do cineasta Paul Verhoeven. No entanto, somente 30 anos depois é que Verhoeven, após o sucesso de Elle, de 2016, resolve levar Benedetta adiante. Soeteman, que havia escrito um primeiro tratamento do roteiro, não concorda com a visão do diretor para aquela história e se afasta do projeto. Em seu lugar entra o americano David Birke, que havia trabalhado com Verhoeven no roteiro de Elle. A ação ocorre na Itália do século XVII, e nos apresenta a história real da freira Benedetta Carlini (Virginie Efira), que desde muito jovem vive no Convento de Madre de Deus, em Pescia, na região da Toscana. Ainda menina, vivida por Elena Plonka, ela diz que se comunica com a Virgem Maria. Mais tarde, passa a ter visões eróticas com Jesus Cristo e vem a apresentar estigmas nas mãos e nos pés. Por conta disso, ela passa a ser venerada na comunidade e chama a atenção da Igreja. Até que seu romance com a freira Bartolomea (Daphne Patakia) transforma a rotina daquele lugar. Verhoeven, fiel ao seu estilo e ao subtítulo da obra de Brown, “A Vida de uma Freira Lésbica na Itália Renascentista”, não se furta das cenas de nudez e sexo, mas não se limita apenas a isso. Há em Benedetta um preciso retrato das relações de poder que existiam na época e que permanecem até hoje. Seja na maneira como a Madre Superiora Felicita, interpretada por Charlotte Rampling, negocia a admissão das jovens que entram para o convento, seja na forma como o padre local, Alfonso Cecchi (Olivier Rabourdin), lida com a questão. E, principalmente, a postura do núncio apostólico (Lambert Wilson). Não espere meios-termos aqui. O cinema de Paul Verhoeven está longe disso.

BENEDETTA (França/Bélgica/Holanda – 2021). Direção: Paul Verhoeven. Elenco: Virginie Efira, Charlotte Rampling, Daphne Patakia, Lambert Wilson, Olivier Rabourdin, Hervé Pierre, Louise Chevillotte, Clotilde Courau e Elena Plonka. Duração: 131 minutos. Distribuição: Imovision.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 13 de janeiro de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software