PERFUME DE MULHER (1974)

Filme do dia, Slider

Em quase seis décadas de carreira, o roteirista, produtor e diretor italiano Dino Risi se destacou na cinematografia de seu país. E olha que estamos falando da Itália de Roberto Rossellini, Luchino Visconti, Vittorio De Sica e Federico Fellini, para citar apenas quatro. Concorrência pesadíssima que não impediu Dino Risi de criar obras marcantes, variadas e populares, como este Perfume de Mulher, de 1974. Se você achava que a única versão era aquela feita em 1992 por Martin Brest e que deu o Oscar de melhor ator para Al Pacino, a matriz é essa aqui que teve o roteiro escrito pelo próprio Risi, junto com Ruggero Maccari e adaptado do romance Il Buio e il Miele (A Escuridão e o Mel, no Brasil), de Giovanni Arpino. A história gira em torno da viagem de Fausto Consolo (Vittorio Gassman), um capitão cego do exército que contrata o cadete Ciccio (Alessandro Momo) para acompanhá-lo de Turim até Nápoles. Irritadiço e “mandão” ao extremo, Fausto cria contínua situações constrangedoras em público. Caso sua referência seja a refilmagem americana, você terá boas surpresas vendo o original. Para começo de conversa, há aqui muita leveza e bom humor, diferente da outra versão. Sem contar que, apesar do grande talento de Pacino, o que Gassman faz é fabuloso e encantador, sem contar que o retrato que Risi mostra da solidão é arrebatador. Em tempo: Alessandro Momo veio a falecer, aos 17 anos, pouco tempo após o término das filmagens, vítima de um acidente de moto.

PERFUME DE MULHER (Profumo di Donna – Itália 1974). Direção: Dino Risi. Elenco: Vittorio Gassman, Alessandro Momo, Agostina Belli, Moira Orfei, Franco Ricci, Elena Veronese, Stefania Spugnini, Torindo Bernardi, Carla Mancini e Alvaro Vitali. Duração: 103 minutos. Distribuição: Versátil.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 25 de dezembro de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software