DUNA (2021)

Filme do dia, Slider

O livro Duna, escrito por Frank Herbert e publicado em 1965, é uma das mais importantes e influentes obras de ficção-científica do século XX. Ao todo, Herbert escreveu seis livros e em 1975 o cineasta chileno Alejandro Jodorowsky tentou realizar, sem sucesso, uma adaptação cinematográfica do primeiro livro. Ela veio a ser feita em 1984, produzida por Dino De Laurentiis e dirigida por David Lynch. Desde então os fãs da monumental saga da família Atreides e do planeta Arrakis aguardam um filme à altura do magnífico universo criado por Frank Herbert. Essa espera chegou ao fim com o lançamento da nova versão de Duna, dirigida pelo canadense Denis Villeneuve. O roteiro adaptado pelo próprio diretor, junto com Eric Roth e Jon Spaihts, teve o conteúdo do livro original dividido em duas partes. Isso fez com que essa parte um funcione mais como uma apresentação daquele mundo inóspito e, principalmente, de Paul Atreides (Timothée Chalamet), filho do duque Leto (Oscar Isaac) e de Jessica (Rebecca Ferguson), sua concubina que pertence à sagrada linhagem religiosa das Bene Gesserit. O clã Atreides é incumbido pelo imperador para governar Arrakis, um planeta deserto e o único no universo a produzir a melange, cara e rara especiaria que permite expandir a mente das pessoas e facilitar as navegações galácticas. Porém, as coisas não serão fáceis para a família Atreides. Além do barão Vladimir Harkonnen (Stellan Skarsgard), o novo lar tem um povo nativo feroz, os Fremen, temperaturas altas e vermes gigantescos que vivem nas infinitas areias do planeta e são atraídos pelo som. Dentro desse contexto são colocadas questões políticas, sociais, ecológicas e religiosas que tratam de uma antiga profecia sobre a chegada de um messias que mudaria o destino de Arrakis e dos outros planetas. Duna pode até parecer não trazer nada de novo. Na verdade, é exatamente o contrário. Ele veio antes de quase tudo que existe hoje na ficção-científica. Seja na literatura, no cinema, nos quadrinhos ou na televisão. Projeto acalentado há tempos por Villeneuve, é visível aqui o enorme carinho do diretor com a história que está sendo contada. Seu filme é grandioso e intimista, comercial e autoral, ciente de sua ambiciosa dimensão, mas sem esquecer da importância em construir personagens fortes e que nos criam empatia. Se há um problema em Duna é que teremos que esperar por sua parte dois, até o momento ainda não confirmada. Que ela venha logo!

DUNA (Dune – EUA 2021). Direção: Denis Villeneuve. Elenco: Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Jason Momoa, Josh Brolin, Zendaya, Javier Bardem, Sharon Duncan-Brewster, Stephen McKinley Henderson, Chen Chang, Dave Bautista, David Dastmalchian, Charlotte Rampling e Stellan Skarsgard. Duração: 155 minutos. Distribuição: Warner.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 21 de outubro de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software