CORTINA RASGADA

Filme do dia, Slider

É comum que cineastas com extensas filmografias tenham predileção por um ou outro filme que tenha dirigido. É comum também que existam trabalhos que são superiores aos demais. Cortina Rasgada, que Alfred Hitchcock dirigiu em 1966, se enquadra perfeitamente nessas duas situações. Mestre Hitch realizou mais de 50 filmes e este é um dos que ele não gostou muito. Em certa medida, ele até tem um pouco de razão. Não se trata do melhor Hitchcock. Mas, cá entre nós, um Hitchcock menor é superior a muita obra-prima de outros diretores. A trama se passa na antiga Alemanha Oriental, em plena Guerra Fria. O roteiro de Brian Moore nos apresenta o cientista americano Michael Armstrong (Paul Newman), que vai até Copenhagen junto com sua noiva Sarah Sherman (Julie Andrews). A finalidade é participar de um congresso, mas, ela termina descobrindo que ele quer desertar para Berlin Oriental. Este drama de espionagem traz elementos que são caros à filmografia do mestre do suspense. E, apesar do desgosto de seu diretor com o resultado, Cortina Rasgada foi um dos grandes sucessos de bilheteria naquele ano. Realmente, não é um filme perfeito. Porém, um grande mestre pode, de vez em quando, dá uma “pisada de bola”.

CORTINA RASGADA (Torn Curtain – EUA 1966). Direção: Alfred Hitchcock. Elenco: Paul Newman, Julie Andrews, Lila Kedrova, Ludwig Donath, Tamara Toumanova, Wolfgang Kieling, David Opatoshu e Mort Mills. Duração: 128 minutos. Distribuição: Universal.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 19 de março de 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software