O MARTÍRIO DE JOANA D’ARC

Slider

A vida do cineasta dinamarquês Carl Theodor Dreyer daria um filme. Filho de mãe solteira, aos dois anos foi entregue para adoção. Criado por uma família luterana, estudou em boas escolas e teve uma educação religiosa muito rígida. Trabalhou em escritórios, tornou-se jornalista, fundou um jornal, se envolveu com aviação e descobriu o cinema. Começou trabalhando como roteirista, depois passou para a montagem e, por fim, estreou como diretor. O Martírio de Joana d’Arc é um de seus filmes mais conhecidos. A questão da fé sempre foi um tema recorrente na filmografia de Dreyer. Marco do cinema mudo e da história do cinema, o filme conta a história da jovem francesa que liderou seus compatriotas na luta contra os estrangeiros. Apesar desse ato de heroísmo, foi presa, torturada e condenada à morte acusada de blasfêmia.  A atriz Maria Falconetti, que vive a santa guerreira, tem seu rosto filmado em planos fechados e de ângulos inusitados. Sua expressividade é comovente e Dreyer tira proveito disso para realçar a agonia de uma mulher que simplesmente lutava em defesa de seu país. O Martírio de Joana d’Arc é considerado um dos dez melhores filmes de todos os tempos. Uma obra simplesmente obrigatória.

O MARTÍRIO DE JOANA D’ARC (La Passion De Jeanne d’Arc – França 1928). Direção: Carl Theodor Dreyer. Elenco: Maria Falconetti, André Berley, Maurice Schutz, Antonin Artaud, Michel Simon e Eugène Silvain. Duração: 82 minutos. Distribuição:  Mubi.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 10 de agosto de 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software