O PASSADO (2013)

Slider

Até bem pouco tempo, quando se falava em cinema iraniano, o primeiro nome que vinha à mente era o de Abbas Kiarostami. Desde 2009 um outro nome vem se destacando: Asghar Farhadi. Com apenas dois filmes: Procurando Elly e A Separação, ele se firmou como um cineasta de grande talento e potencial. Agora, com O Passado, do qual também é o autor do roteiro, somos apresentados ao casal Ahmad (Ali Mosaffa) e Marie (Bérénice Bejo). Separados há quatro anos, ele viaja de Teerã até Paris, a pedido dela, por conta do divórcio. Os dois não tiveram filhos e este fato, segundo o juiz, é um facilitador. A primeira impressão que o filme passa é a de que se trata de uma espécie de continuação do filme anterior do diretor, o já citado A Separação, que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2012. Mas Farhadi não é um diretor previsível. Muito pelo contrário. Seus trabalhos vêm sempre carregados de sutilezas e viradas inesperadas. Além disso, ele dirige com economia e criatividade. A cena inicial no aeroporto já resume bem a situação presente e futura de Ahmad e Marie. E, na mesma medida, nos prepara para um mergulho gradual no passado deles e dos que os rodeiam. Farhadi é um excepcional diretor de atores e filma tudo com uma simplicidade impressionante. O elenco responde à altura e nos “entrega” desempenhos arrebatadores nesta pulsante história de acertos e desencontros entre pessoas que se amam e se magoam.

O PASSADO (Le Passé – França/Itália 2013). Direção: Asghar Farhadi. Elenco: Bérénice Bejo, Ali Mosaffa, Tahar Rahim, Pauline Burlet, Elyes Aguis, Sabrina Ouazani e Babak Karimi. Duração: 131 minutos. Distribuição: Globoplay.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 6 de abril de 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software