O MERCADO DE NOTÍCIAS

Filme do dia, Slider

O gaúcho Jorge Furtado é dono de uma das mais ricas filmografias do cinema nacional. Seja nos curtas, longas ou trabalhos para a televisão, Furtado possui uma assinatura. Ela se revela na utilização de elementos intertextuais, ou seja, estabelece diálogos com mídias diferentes. Ilha das Flores, seu curta mais famoso, realizado em 1989, já fazia uso deste recurso. E o mesmo pode ser percebida em toda a obra do cineasta. Em O Mercado de Notícias, de 2014, também. Furtado resgata uma peça inglesa, escrita em 1625 pelo dramaturgo Ben Johnson, para discutir o jornalismo nos dias de hoje. O mais curioso é que mesmo passados quase quatro séculos do ano em que a peça foi encenada, ela continua bastante atual. E olha que na época o jornalismo era algo muito recente. Havia apenas três que o primeiro jornal tinha começado a circular.  Mercado de Notícias procura discutir o papel da imprensa em nossa sociedade. E o faz através de uma feliz mistura entre o texto da peça original, que é encenada por atores, com depoimentos de profissionais da área. A integração entre “ficção” e “realidade” é perfeita. E o debate, dos mais ricos.

O MERCADO DE NOTÍCIAS (Brasil 2014). Direção: Jorge Furtado. Documentário. Duração: 94 minutos. Distribuição: Casa de Cinema.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 22 de dezembro de 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software