DIVERTIDA MENTE

Filme do dia, Slider

A Pixar sempre primou pela qualidade e originalidade de seus roteiros. Porém, depois que eles passaram a investir em continuações, com exceção de Toy Story, as tramas não eram mais as mesmas. Parecia que a fagulha criativa do estúdio tinha se apagado após o lançamento de Wall-E, de 2008. Felizmente, o jejum acabou com a chegada de Divertida Mente, dirigido por Pete Docter e Ronnie Del Carmen. A ideia original é dos diretores e o roteiro foi escrito pelo próprio Peter Docter, junto com Meg LeFauve, Josh Cooley, além do material adicional de Michael Arndt e Simon Rich. Como se isso não bastasse, alguns diálogos foram acrescentados por Bob Peterson e pelos atores Bill Hader e Amy Poehler, que dublam o Medo e a Alegria, respectivamente, na versão original. Tudo começa quando Riley, uma menina de 11 anos, se muda com a família de Minnesota para São Francisco. Ficamos sabendo então que cinco emoções básicas, Alegria, Medo, Raiva, Nojinho e Tristeza, vivem  dentro da cabeça dela. Comandadas pela Alegria, elas coordenam a vida e as memórias de Riley. Tudo vai bem até que um pequeno acidente faz com que as coisas fujam do controle. Divertida Mente talvez seja o filme mais adulto já produzido pela Pixar. Quando de seu lançamento, correu na internet uma brincadeira que elencava todas as animações do estúdio como promotores de emoções. Assim, em Toy Story os brinquedos tinham sentimentos. Em Vida de Inseto, eram os insetos. Em Carros, os automóveis. Em Procurando Nemo, os peixes. E este raciocínio se aplica em todos os outros filmes, até chegar em Divertida Mente, onde os sentimentos têm sentimentos. A brincadeira, como se vê, não está de todo errada. A Pixar acertou mais uma vez e nos brinda com uma obra que fala do amadurecimento, do rito de passagem de uma fase da vida para outra. E de uma maneira tão simples e, ao mesmo tempo, tão complexa que só os gênios conseguem. E olha que eu nem falei do Bing Bong.

DIVERTIDA MENTE (Inside Out – EUA 2015). Direção: Pete Docter e Ronnie Del Carmen. Animação. Duração: 95 minutos. Distribuição: Buena Vista.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 16 de novembro de 2015

Uma resposta para “DIVERTIDA MENTE”

  1. GENIAL! Filme de MESTRE para crianças de todas as idades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software