UM SONHO DE LIBERDADE

Filme do dia, Slider

Frank Darabont iniciou sua carreira como roteirista de seriados de TV e filmes de baixo orçamento. Um Sonho de Liberdade foi sua estreia como diretor. O roteiro, escrito por ele, é uma adaptação de um conto de Stephen King, Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank. Seu filme seguinte, À Espera de Um Milagre, também adaptado de um livro de King, fez com que alguns críticos dissessem na época que ele havia criado um novo nicho cinematográfico: filme de presídio baseado em obra de Stephen King. Um Sonho de Liberdade ocupa a primeira posição do Top 250 do IMDB. Trata-se de um filme de prisão, sim, com todos os clichês que estamos acostumados a ver em filmes do gênero. Porém, Darabont consegue transformar esses clichês em meros acessórios narrativos. A história que ele conta se dedica basicamente a dois temas maiores: amizade e esperança. O bancário Andy (Tim Robbins) é preso sob a acusação de ter matado a esposa e o amante dela. Na prisão, ele fica amigo de Red (Morgan Freeman). Utilizando seus conhecimentos contábeis, Andy se destaca na hierarquia do presídio. O diretor/roteirista conduz o filme de maneira magistral. O elenco, inteiramente masculino, está mais do que perfeito, sem exceção. A duração, de quase duas horas e meia, passa sem a gente sentir. Entre os inúmeros bons momentos do filme, um se destaca: quando Andy “presenteia” os detentos com um trecho de As Bodas de Fígaro, de Mozart. Um Sonho de Liberdade é um filme tão rico em conteúdo que fica difícil parar de falar sobre ele. E por mais se fale ou se escreva, sempre ficará faltando alguma coisa. O melhor mesmo é vê-lo e depois revê-lo e revê-lo e revê-lo…

UM SONHO DE LIBERDADE (The Shawshank Redemption – EUA 1994). Direção: Frank Darabont. Elenco: Tim Robbins, Morgan Freeman, Bob Gunton, Clancy Brown, James Whitmore, William Sadler, Mark Rolston, Neil Summers, Rohn Thomas e Gil Bellows. Duração: 142 minutos. Distribuição: Warner.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 9 de janeiro de 2020

8 respostas para “UM SONHO DE LIBERDADE”

  1. esse filme é maravilhoso. mas assisti só uma vez. não aguentei ver duas vezes aquela cena do velhinho que cuida da biblioteca da prisão, em que ele deixa o presídio e vai cuidar da própria vida. eu chorei convulsivamente e prometi pra mim mesma que não ia ver esse filme de novo.

  2. Eliane Weber disse:

    Esse é meu filme preferido!
    Mostrou que para mim nem mesmo nas piores situações podemos deixar de sonhar.
    Lembro-me que assisti no extinto Lido2

  3. Jopz_B1B disse:

    Acho interessante comentar que esse filme é o TOP #01 do site IMDB (provavelmente o melhor arquivo de informações sobre filmes)… mais de 1/2 milhão de votos… sem dúvida um ótimo filme, mas falando em filmes de prisão o meu favorito ainda é REBELDIA INDOMÁVEL com o Paul Newman.

    JOPZ

  4. WTakeuchi disse:

    Caso raro em que o nome em português ficou melhor do que o inglês: Shawshank Redemption! Muito esquisito! Excelente filme.

  5. Cipriano disse:

    Tens razão, a cena em que toca As Bodas de Fígaro, de Mozart, é uma das mais belas do cinema recente. Imperdível!

  6. Marilia disse:

    Marden, tens razão, o filhe é maravilhoso. E o melhor é vê-lo e rever, pois a gente não se cansa.
    Depois de assistir ao filme você passa a ver que pra realizar seus sonhos não importa o tempo, e sim a perseverância de ir em busca de sua realização. Valeu.

  7. Jopz_B1B disse:

    … e o mais interessante é que eu converso com muitas pessoas que adoram esse filme e nem imaginam que o escritor é o “MESTRE DO TERROR” Stephen King… coisas do destino… ele tem trocentos livros e contos de terror transformados em filme, mas o que ficou mais famoso foi exatamente aquele em que TERROR não é o prato principal.

    JOPZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software