A GENERAL

Filme do dia, Slider

O cinema mudo, ou melhor dizendo, o cinema teve dois grandes mestres da comédia: Charles Chaplin e Buster Keaton. O primeiro será eternamente lembrado por sua criação maior, a personagem Carlitos. O segundo ficou marcado por uma característica curiosa: era um comediante que nunca ria. Na realidade, Keaton simplesmente percebeu que ao não demonstrar emoção alguma com suas personagens, fazia com que o espectador projetasse nele a emoção que estivesse sentido. Em A General, uma de suas obras-primas, vemos essa “característica” sendo utilizada à perfeição. A general do título é o nome de uma locomotiva. Pergunto: existe meio de transporte mais cinematográfico do que um trem? Buster Keaton tira proveito das situações propostas pelo roteiro e transita por diversos gêneros nesta obra fundamental. Temos comédia, drama, ação, suspense e romance. Além disso, existe uma questão maior em discussão: a superação do mais fraco sobre o mais forte; o domínio do homem sobre a máquina; a transformação do covarde em herói. Parece muita pretensão para um filme mudo de apenas 75 minutos? Pois, A General vence todos esses obstáculos e prova com todos os seus fotogramas porque é um verdadeiro clássico. De bônus, o DVD traz também dois ótimos curtas de Keaton: Uma Semana e Má Sorte.
A GENERAL (The General – EUA 1926). Direção: Buster Keaton e Clyde Bruckman. Elenco: Buster Keaton, Marion Mack, Glen Cavender, Jim Farley, Fred Vroom, Richard Allen, Joe Keaton, Mike Donlin, Tom Nawn, Charles Smith, Anthony Harvey e Ray Thomas. Duração: 75 minutos. Distribuição: Videofilmes.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 6 de janeiro de 2020

Uma resposta para “A GENERAL”

  1. Tive o prazer de assistir “The Railrodder” antes de “A General”. Cada um com seus valores, ambos com o mesmo gênio.
    http://www.youtube.com/watch?v=EiqqxyZeDXo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software