CASABLANCA

Filme do dia

Eis um filme que tinha tudo para dar errado e, bem ao contrário, deu tudo certo. Ainda hoje, muitos estudos tentam explicar as razões do sucesso de Casablanca, dirigido em 1942, por Michael Curtiz. Alguns dizem que é por causa da música As Time Goes By, cantada por Dooley Wilson. Será? Esta canção não havia sido composta para o filme. Estava perdida dentro de um baú cheio de outras canções e foi escolhida de maneira aleatória. Talvez o roteiro? Bem, ele aparece no top 10 de diversas listas dos melhores roteiros já escritos para o cinema. Mas, cá entre nós, será mesmo? A história é cheia de clichês, se passa na época da Segunda Guerra Mundial e nem tem final feliz. E o elenco? Humphrey Bogart, Ingrid Bergman e Paul Henreid formando um triângulo amoroso. Pode até ser. A verdade, é que não há uma explicação racional para um sucesso tão duradouro. São quase 70 anos desde seu lançamento e Casablanca continua encantando, emocionando e empolgando uma audiência que não para de crescer. Era o filme certo, na hora certa, com o diretor certo, a fotografia certa, o elenco certo, a roupa certa, o roteiro certo e a música certa. Tudo certo! Coisa do destino. Certo? Simples assim.
CASABLANCA (Casablanca – EUA 1942). Direção: Michael Curtiz. Elenco: Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Paul Henreid, Claude Rains, Conrad Veidt, Sydney Greenstreet, Peter Lorre, S.Z. Sakall, Madeleine LeBeau e Dooley Wilson. Duração: 102 minutos. Distribuição: Warner.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 30 de abril de 2015

4 respostas para “CASABLANCA”

  1. O fechamento do seminário do Robert McKee, “Story”, é a análise de “Casablanca”. Leva-se 8 h para assistir e depurar o filme. Dentro do entendimento – que naturalmente leva a uma busca de um conhecimento, discussões e tal – do palestrante, grandes filmes, grandes histórias, não são dramas – são tragédias. Algo entre o simples e o necessário para nosso autoconhecimento. Algo de contraditório e justaposto. Eis aqui uma grande obra, transcendente.

  2. Com certeza um dos melhores filmes que já vi. A cena onde os soldados alemães estão cantando e o salão todo se levanta para cantar a Marselhesa é um dos momentos mais bacanas do filme. Valeu a Dica.

  3. Marilia disse:

    Eu preciso rever esse filme….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software