Please select featured categories (for ticker) in theme admin panel. You can select as much categories as you want.

EXCALIBUR

Filme do dia, Slider

As inúmeras histórias que envolvem a lenda do Rei Arthur, os cavaleiros da Távola Redonda, Camelot, o mago Merlin e a feiticeira Morgana fazem parte do inconsciente coletivo do Ocidente. São aventuras fantásticas contadas repetidas vezes em filmes, histórias-em-quadrinhos e seriados de televisão. Até a Disney produziu uma divertida animação inspirada nesta lenda, A Espada Era a Lei. Mas, a melhor versão que eu conheço desta história é o filme Excalibur, dirigido em 1981 pelo inglês John Boorman. Diz a lenda britânica que Uther Pendragon, pouco antes de ser assassinado, fincou sua espada, a Excalibur do título, em uma pedra. O país não tinha mais rei. O novo soberano, o único capaz de unificar a Grã-Bretanha, seria aquele que conseguisse tirar a espada da pedra. O jovem Arthur realiza este feito e tempos depois, para salvar seu reino e sua própria alma, pede aos seus fiéis cavaleiros que saiam pelo mundo à procura do Santo Graal, o Cálice Sagrado. A lenda do Rei Arthur, e creio que seja assim com todas as grandes lendas, possui elementos básicos que mexem com nossas emoções mais primitivas. Temos paixão, intrigas, traições, incesto, vingança, duelos, combates, amizade, honra, lealdade, pureza, amor, perdão, redenção e salvação. O filme de Boorman consegue magnificamente transmitir toda essa áurea mística e “maior que a vida” que a lenda de Arthur carrega.
EXCALIBUR (Excalibur – Inglaterra 1981). Direção: John Boorman. Elenco: Nigel Terry, Helen Mirren, Nicholas Clay, Liam Neeson, Patrick Stewart e Nicol Williamson. Duração: 142 minutos. Distribuição: Warner.

Last modified: 6 de janeiro de 2020

5 respostas para “EXCALIBUR”

  1. Com cereteza um dos melhores filmes sobre o tema, até porque foi o primeiro que eu vi. O único problema é que eu tinha medo desse Merlin.

  2. Marilia disse:

    A eterna busca do cálice sagrado… o filme tinha que está na tua lista, afinal, é maravilhoso.

  3. Gaby disse:

    eu assisti esse filme há anos atrás. e adoreeeei.

  4. Flor de Lotus disse:

    Eu amo este filme. O melhor do gênero. Assisti uma unica vez no passado já foi o suficiente para nunca mais esquece-lo. Tentei encontra-lo p/ comprar mas não encontrei. É o melhor!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *