FERRUGEM

Filme do dia, Slider

Depois de estrear em janeiro de 2018 no Festival Sundance de Cinema Independente e ter conquistado três Kikitos no Festival de Gramado (melhor filme, roteiro e som) em agosto do mesmo ano, Ferrugem, segundo longa de ficção do cineasta Aly Muritiba, depois da estreia nos cinemas, pode ser conferido agora em diferentes plataformas. O roteiro, escrito pelo próprio diretor junto com Jessica Candal, nos apresenta a adolescente Tati (Tiffanny Dopke), uma menina alegre e cheia de vida que, como quase todos os jovens, gosta de compartilhar o que faz e o que vê nas redes sociais. No entanto, um vídeo que ela guardava em seu celular vai parar no grupo de whatsapp do colégio onde ela estuda e a vida de Tati, de repente, vira de cabeça para baixo. Muritiba já havia demonstrado sensibilidade e precisão narrativa em seu filme de estreia, Para Minha Amada Morta, de 2015. Sem esquecer dos curtas e do longa que compõem a Trilogia do Cárcere (A Fábrica, Pátio e A Gente), feitos entre 2011 e 2013. Ferrugem aborda um tema bastante atual, o cyberbulling, que aqui vem acompanhado de uma sutil crítica à misoginia e à ausência dos pais na vida dos próprios filhos. Não por acaso, eles pouco aparecem. São, na maioria das cenas, sombras, imagens ou vozes. Nunca presenças ativas. Isso vale até mesmo para o “presente” Davi (Enrique Diaz) pai de Renet (Giovanni de Lorenzi) e que trabalha como professor na escola mostrada no filme. Ferrugem é um filme seco, direto, sem embromações. Um soco no estômago. É também, ao mesmo tempo, sutil, elegante e revela momentos silenciosos. Daquele tipo que costumo chamar de “silêncios gritantes”, onde nada é dito, mas, se ouve tudo e em alto e bom som. Cabe destacar a excelente direção e o desempenho de um elenco predominantemente jovem e desconhecido. São atores e atrizes em início de carreira e que nos passam verdade em cena. Seja pela troca de olhares, pelos diálogos ou pela expressão de seus corpos.

FERRUGEM (Brasil  2018). Direção: Aly Muritiba. Elenco: Tiffanny Dopke, Giovanni de Lorenzi, Dudah Azevedo, Pedro Inoue, Clarissa Kiste e Enrique Diaz. Duração: 100 minutos. Distribuição: Canal Brasil/Now.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 13 de janeiro de 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software