O ÍDOLO CAÍDO

Slider

O cineasta britânico Carol Reed é sempre mais lembrado pela direção de O Terceiro Homem, de 1949. Dono de uma extensa e versátil filmografia, Reed havia realizado O Ídolo Caído no ano anterior, filme que muitos consideram sua obra máxima. O roteiro, de autoria do escritor Graham Greene, tem por base um de seus contos, The Basement Room. A história gira em torno do garoto Phillipe (Bobby Henrey), filho de um diplomata. Carente da figura paterna, ele fica amigo de Baines (Ralph Richardson), mordomo da embaixada. Este conta para o menino histórias carregadas de heroísmo, que a imaginação de Phillipe transforma em feitos maiores ainda. Este é o ponto central do filme. Reed nos conduz por dois olhares. Temos a percepção do “real” e também esta realidade filtrada pelos olhos de uma criança. O Ídolo Caído foi o primeiro dos três filmes que Reed faria a partir de uma obra de Graham Greene. Os outros dois foram o já citado O Terceiro Homem e O Nosso Homem em Havana, de 1959.

O ÍDOLO CAÍDO (The Fallen Idol – Inglaterra 1948). Direção: Carol Reed. Elenco: Ralph Richardson, Michèle Morgan, Sonia Dresdel, Bobby Henrey, Denis O’Dea, Jack Hawkins e Walter Fitzgerald. Duração: 96 minutos. Distribuição: Mubi.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 30 de novembro de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software