DUAS MULHERES

Filme do dia, Slider

Em quase 60 anos de carreira, Vittorio de Sica atuou em mais de 160 películas, além de ter dirigido 35 obras e escrito o roteiro de 23 filmes. Como se isso não bastasse, de Sica, ao lado Roberto Rossellini e Luchino Visconti, compôs a trinca criadora do movimento neorrealista italiano, que revolucionou o cinema mundial. Duas Mulheres, que dirigiu em 1960, traz muitos elementos do neorrealismo. Com roteiro de Cesare Zavattini, baseado no romance de Alberto Moravia, o filme conta uma história que começa no período da Segunda Guerra Mundial. Somos apresentados à viúva Cesira (Sophia Loren), dona de uma pequena mercearia em Roma, onde vive com a filha Rosetta (Eleonora Brown), de 13 anos. Por conta das bombas jogadas na cidade, Cesira decide fugir com a menina para Santa Efemia, cidade onde nasceu. Duas Mulheres, nas mãos de um diretor sem talento, cairia facilmente no mais puro melodrama. De Sica é bem mais sutil e inteligente ao nos conduzir por uma narrativa que parece, inicialmente, bastante simples e previsível. Ledo engano. Aos poucos, percebemos estar diante de uma obra grandiosa e intimista ao mesmo tempo. Principalmente, no seu terço final. Todo o elenco se sai muito bem, porém, não há como não destacar o estupendo desempenho de Sophia Loren, vencedora de diversos prêmios de atuação por este papel. Inclusive, o Oscar de melhor atriz, o que fez dela a primeira atriz a receber o prêmio por um filme que não era falado em inglês.

DUAS MULHERES (La Ciociara – Itália 1960). Direção: Vittorio de Sica. Elenco: Sophia Loren, Jean-Paul Belmondo, Eleonora Brown, Carlo Ninchi, Andrea Checchi, Emma Baron e Raf Vallone. Duração: 100 minutos. Distribuição: Continental.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 8 de dezembro de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software