SARGENTO YORK

Filme do dia, Slider

Se você acha que já viu a história de Sargento York contada em Até o Último Homem, de Mel Gibson, tenha em mente que 75 anos separam os dois filmes. Mesmo que ambos se assemelhem na premissa e que ambos se inspirem em histórias reais, os dois são bem diferentes. Sargento York, dirigido em 1941 por Howard Hawks, tem por base a vida de Alvin C. York, um pacifista que tornou-se herói na Primeira Guerra Mundial. À frente do elenco, no papel-título, temos Gary Cooper, escolha do próprio Alvin para representá-lo no filme. O ator relutou em aceitar o papel por ter na época quase o dobro da idade da personagem. Felizmente, foi convencido e nos brindou com uma interpretação fabulosa e que o premiou com o primeiro Oscar de atuação de sua carreira. O roteiro foi escrito por Abem Finkel, Harry Chandlee, Howard Koch e John Huston, a partir dos diários de Alvin C. York e nos apresenta um jovem que sonha em comprar um pedaço de terra boa e plana para cultivar e viver em paz com Gracie (Joan Leslie), a garota por quem é apaixonado. O destino o leva às trincheiras da guerra e ele, um homem de fé e paz, acaba se tornando o maior dos heróis. Sargento York é um filme antibelicista feito em uma época marcada pelo início de uma nova guerra mundial. Mas, enaltece também o sentimento de patriotismo. Ainda bem que foi dirigido por Howard Hawks, que nos conduz com extrema competência por este belo e comovente drama humano. Mesmo que pareça ingênuo em alguns momentos. Qualquer outro diretor menos talentoso teria transformado tudo em uma propaganda governamental de longa duração. Hawks, acertadamente, destaca o homem e suas motivações. Em tempo: além do Oscar de Cooper, o filme ganhou também na categoria de montagem.

SARGENTO YORK (Sergeant York – EUA 1941). Direção: Howard Hawks. Elenco: Gary Cooper,  Walter Brennan, Joan Leslie, George Tobias, Stanley Ridges, Margaret Wycherly, Ward Bond, June Lockhart, Dickie Moore e Noah Beery Jr. Duração: 134 minutos. Distribuição: Warner.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 26 de setembro de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software