THE POST: A GUERRA SECRETA

Filme do dia, Slider

O fato de Donald Trump ter ganho as eleições americanas de 2016 provocou uma onda de protestos pelo país e, naturalmente, o mesmo sentimento chegou aos filmes. Um deles é, sem dúvida alguma, The Post: A Guerra Secreta, dirigido por Steven Spielberg, em 2017. O roteiro de Liz Hannah e Josh Singer conta a história de Kat Graham (Meryl Streep), dona do jornal The Washington Post. A história se passa em 1971, período em que ela prepara o lançamento das ações da empresa na Bolsa de Valores. Isso dará fôlego financeiro ao periódico. Ao mesmo tempo, o editor Ben Bradlee (Tom Hanks) procura um furo que possa dá ao jornal uma relevância nacional. Isso surge na forma de documentos do Pentágono que são vazados para a imprensa. Inicialmente publicados pelo New York Times, que sofre uma forte represália do governo de Richard Nixon e fica proibido de continuar com a publicação dos documentos. O Washington Post compra a briga, passa a publicar os documentos e luta na Justiça pela liberdade de expressão. Não foi por acaso que Spielberg fez este filme em tão pouco tempo. As filmagens iniciaram em maio de 2017 e foram concluídas dois meses depois. A montagem levou apenas duas semanas. Da aprovação do roteiro até o filme pronto foram consumidos exatos nove meses. Um recorde. O crescente número de notícias falsas (fake news) durante a campanha eleitoral de Trump e a postura do novo presidente em relação à mídia séria dos Estados Unidos fizeram com que o diretor tomasse uma atitude. E ela veio neste filme. The Post não é perfeito. Talvez por conta da pressa em concluí-lo. Mas isso não tira a força de seu discurso em favor de uma imprensa livre. E de quebra, ainda nos deixa com uma vontade de rever Todos os Homens do Presidente, dirigido em 1976, por Alan J. Pakula, logo em seguida.

THE POST: A GUERRA SECRETA (The Post – EUA 2017). Direção: Steven Spielberg. Elenco: Meryl Streep, Tom Hanks, Bob Odenkirk, Tracy Letts, Sarah Paulson, Bradley Whitford, Bruce Greenwood, Michael Stuhlbarg, Matthew Rhys, Alison Brie, David Cross, Zach Woods, Jesse Plemons e Carrie Coon. Duração: 116 minutos. Distribuição: Universal.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 18 de junho de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software