O APARTAMENTO

Filme do dia, Slider

O roteirista e diretor iraniano Asghar Farhadi é dono de uma filmografia bem consistente e bastante pessoal. Sua carreira começou na televisão, em 1998, dirigindo seriados. A partir de 2003 passa a dirigir filmes e seis anos depois, com a excelente acolhida internacional de À Procura de Elly, seu nome ganhou projeção mundial. Em 2011, com A Separação, veio o Oscar de melhor filme estrangeiro, o primeiro tanto dele como de seu país. Seu filme seguinte, O Passado, também teve um bom desempenho em festivais. O mesmo se deu com O Apartamento, de 2016, que repetiu o feito de 2011 e conquistou o Oscar de melhor filme estrangeiro. O roteiro, do próprio Farhadi, se concentra em Emad (Shahab Hosseini) e Rana (Taraneh Alidoosti). Eles são casados e ensaiam a peça A Morte do Caixeiro Viajante, de Arthur Miller. Tudo começa quando eles se mudam do prédio onde moram, por causa de um possível desabamento. Inicialmente, se instalam na casa de um amigo e depois vão morar em um apartamento de outro amigo. É lá que certa noite, Rana, sozinha em casa, é atacada por um homem. O trauma do ataque altera a dinâmica do casal. Há no cinema de Farhadi um Irã que difere completamente daquilo vemos na imprensa. Suas histórias lidam com questões culturais, sociais e religiosas, mas, fogem dos estereótipos que costumam associar à vida dos iranianos. Na verdade, eles enfrentam problemas bem parecidos com os nossos. E não pense que o diretor talvez esteja “ocidentalizando” suas tramas para nos agradar ou chamar nossa atenção. O Apartamento, da mesma forma que os trabalhos anteriores de Farhadi, vem carregado de verdade, de autenticidade. E como é bom enxergar um país através dos olhos de quem o conhece bem.

O APARTAMENTO (Forushande – Irã/França 2016). Direção: Asghar Farhadi. Elenco: Shahab Hosseini, Taraneh Alidoosti, Babak Karimi, Mina Sadati, Farid Sajjadi Hosseini e Mojtaba Pirzadeh. Duração: 124 minutos. Distribuição: Pandora Filmes.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 7 de maio de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software