A ARTE DE VIVER

Filme do dia, Slider

O cineasta Ang Lee nasceu em Taiwan e se formou em Cinema nos Estados Unidos. Em 1982 ele dirigiu um média-metragem, I Wish I Was by That Dim Lake. Seu primeiro longa, A Arte de Viver, veio dez anos depois. Com roteiro do próprio Lee, escrito junto com James Schamus, o filme é centrado na figura de Chu (Sihung Lung), mestre de Tai Chi e que vive sozinho na China. Ele está aposentado e seu filho, Alex (Bozhao Wang), foi estudar na América e lá ficou, se casando com Martha (Deb Snyder). Chu vai morar com o filho. Não se adapta bem e vai embora. Começa então a trabalhar como lavador de pratos, até o dia em que tem um desentendimento com seu patrão. Isso provoca uma reviravolta na vida dele e é a essência de A Arte de Viver. Trata-se de uma obra que trabalha de maneira sensível e inventiva questões de diferenças culturais e de gerações. Lee foge de clichês ao inserir humor, leveza e artes marciais em um tipo de filme que na maioria das vezes é desenvolvido como um melodrama. Não que haja problema nisso. Mas, aqui, a abordagem é mais orgânica e humana e, por conta disso, flui bem melhor.

A ARTE DE VIVER (Tui Shou – Taiwan/EUA – 1992). Direção: Ang Lee. Elenco: Sihung Lung, Lai Wang, Bozhao Wang, Deb Snyder, Fanny De Luz e James Lou. Duração: 105 minutos. Distribuição: Obras-Primas do Cinema.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 12 de março de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software