O PÁSSARO DAS PLUMAS DE CRISTAL

Filme do dia, Slider

O italiano Dario Argento já tinha escrito 13 roteiros desde 1966, quando iniciou sua carreira, até 1970, quando estreou na direção com este O Pássaro das Plumas de Cristal. Com roteiro de sua autoria e produção de seu pai, Salvatore Argento, o filme marca também o início daquela que viria a ser conhecida como Trilogia dos Bichos, concluída já no ano seguinte com O Gato de Nove Caudas e Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza. A ação tem início quando Sam Dalmas (Tony Musante), um escritor americano que mora em Roma, testemunha e impede uma tentativa de assassinato. A partir daí, ele começa a investigar por conta própria uma série de crimes semelhantes, supostamente cometidos pelo mesmo autor do crime que ele conseguiu evitar. Muitos dos elementos que se tornaram marca registradas de Argento já podem ser percebidos neste primeiro trabalho como diretor, como por exemplo: um estrangeiro à frente da ação e o uso do vermelho. O Pássaro das Plumas de Cristal é também uma obra típica do Giallo, gênero da literatura e do cinema da Itália, que significa “amarelo”, em referência à cor da capa de uma série de livros policiais lançada no final dos anos 1920. Há uma cena no início do filme que mostra uma banca de revistas com alguns exemplares expostos. As tramas costumam envolver um assassino em série que nunca vemos direito, apenas as mãos cobertas por luvas pretas. Ele ataca mulheres, em sua maioria, e as mortes são violentas e com muito sangue. O Giallo chega ao cinema na década de 1960 e encontra terreno mais do que fértil nas obras de Mario Bava e Dario Argento.

O PÁSSARO DAS PLUMAS DE CRISTAL (L’Uccello dalle Piume di Cristallo – Itália 1970). Direção: Dario Argento. Elenco: Tony Musante, Suzy Kendall, Enrico Maria Salerno, Eva Renzi, Umberto Raho, Giuseppe Castellano e Renato Romano. Duração: 97 minutos. Distribuição: Versátil.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 6 de novembro de 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software