BATMAN

Filme do dia, Slider

Bem antes de a Marvel montar seu próprio estúdio e passar a produzir suas adaptações com sucesso, a DC Comics, que pertence à Warner, reinava absoluta no mundo dos filmes de super-heróis dos quadrinhos. Após o grande sucesso de Superman – O Filme, dirigido por Richard Donner em 1978 e que gerou três continuações e um derivado, os executivos da casa do Pernalonga decidiram que era a hora de levar para as telas o segundo herói mais popular da editora: o Homem-Morcego. Com direção de Tim Burton, que vinha de duas produções bem populares, As Grandes Aventuras de Pee-Wee e Beetlejuice – Os Fantasmas Se Divertem, o primeiro longa do Batman fez barulho e história. O barulho começou quando Burton anunciou o ator Michael Keaton para o papel principal. Além disso, o roteiro de Sam Hamm e Warren Skaaren tomou certas liberdades em relação ao material original criado por Bob Kane e Bill Finger. Mas isso não impediu que o filme se tornasse a maior bilheteria de 1989 e gerasse três continuações ao longo da década seguinte. Sem contar a agressiva campanha de marketing, que fez história e serve de referencial até hoje. Neste misto de filme de origem e aventura, Batman enfrenta o Coringa (Jack Nicholson), que leva o termo “palhaço do crime” bem ao pé da letra, a exemplo de Cesar Romero, no antigo seriado da Fox estrelado por Adam West. Bem diferente do Coringa que Heath Ledger faria em Batman – O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan. De qualquer maneira, este filme tem seus méritos. Entre eles, os cenários góticos e sombrios de Gotham City, criados por Anton Furst e Peter Young, vencedores do Oscar de melhor direção de arte; bem como a trilha sonora marcante composta por Danny Elfman e a música tema de autoria de Prince, que tocou exaustivamente nas rádios e nas pistas de dança de todo o mundo.

BATMAN (Batman – EUA 1989). Direção: Tim Burton. Elenco: Michael Keaton, Jack Nicholson, Kim Basinger, Jack Palance, Robert Wuhl, Pat Hingle, Michael Gough, Billy Dee Williams e Jerry Hall. Duração: 126 minutos. Distribuição: Warner.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 25 de setembro de 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software