HAVAÍ

Filme do dia, Slider

Em 1966, o mundo inteira estava encantando e apaixonado pela inglesa Julie Andrews. Ela havia ganhado, dois anos antes, o Oscar de melhor atriz por Mary Poppins. E com o enorme sucesso de A Noviça Rebelde, seu trabalho seguinte, a popularidade dela só aumentou. Qualquer estúdio queria tê-la no elenco e neste ano de 1966 ela participou de Cortina Rasgada, de Hitchcock, e neste Havaí, dirigido por George Roy Hill. Egresso da televisão, Roy Hill estava em seu quarto longa para o cinema, sendo este sua primeira grande produção. O roteiro, escrito pelo lendário Dalton Trumbo, junto com Daniel Taradash, tem por base o romance de James A. Michener e conta uma história que se passa no ano de 1820, quando o reverendo Abner Hale (Max von Sydow) vai até uma exótica ilha do Havaí, ao lado de sua esposa Jerusha Bromley (Andrews), para catequizar os nativos. Se hoje o choque cultural ainda é grande, imagine há quase 200 anos. Sempre que vejo histórias com estas eu me lembro de uma passagem do filme A Costa do Mosquito, feito em 1986 por Peter Weir e com Harrison Ford no papel principal. Ele interpreta um homem que compra uma ilha onde sonha construir um mundo utópico. As coisas se complicam a partir da chegada de um pastor que diz estar na ilha a serviço do Senhor. Allie Fox, personagem de Ford diz uma frase emblemática: “o Senhor não faz ideia que esse lugar existe”. Havaí, realizado exatos 20 anos antes, tem um pouco dessa premissa e questiona justamente a maneira como certos grupos religiosos, em nome de Deus e sem levar em conta o respeito às culturas ditas “pagãs”, se apropriam de uma verdade cega que costuma resultar em tragédia. Antes de Roy Hill assumir a direção, o filme seria dirigido por Fred Zinnemann com Alec Guinness e Audrey Hepburn nos papéis principais. Uma série de problemas atrasou o início da produção e terminou por provocar a mudança completa do  diretor e de parte do elenco. Isso, no entanto, não atrapalhou a carreira do filme nos cinemas. Havaí foi uma das maiores bilheterias daquele ano.

HAVAÍ (Hawaii – EUA 1966). Direção: George Roy Hill. Elenco: Julie Andrews, Max von Sydow, Richard Harris, Gene Hackman, Carroll O’Connor, Manu Tupou, Elizabeth Logue e John Cullum. Duração: 189 minutos. Distribuição: Obras-Primas do Cinema.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 8 de julho de 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software