O PREÇO DO TRIUNFO

Filme do dia, Slider

O cineasta sueco Jan Troell não era um diretor experiente quando realizou a hercúlea adaptação dos livros de Vilhelm Moberg para o cinema. Com pouco mais de dez anos de carreira, ele havia dirigido seis curtas, dois telefilmes e dois longas. O roteiro, escrito junto com Bengt Forslund, resultou nos filmes Os Emigrantes, de 1971, e sua sequência direta, O Preço do Triunfo, feito no ano seguinte. Nesta continuação, vemos o casal Karl (Max von Sydow) e Kristina (Liv Ullmann) começando uma nova vida na América, no novo mundo. Muitas dificuldades se apresentam para eles e acompanhamos aqui a luta diária de um grupo de pessoas que buscava uma vida melhor para suas famílias. Não há romantismos em O Preço do Triunfo. A realidade se revela dura e, em muitos momentos, bastante cruel. Porém, o olhar sensível de Troell faz a diferença. Sem contar, é claro, com a empatia e química estabelecida entre von Sydow e Ullmann. Novamente, o diretor, além do roteiro, cuidou também da fotografia e da montagem, o que, no final das contas, lhe permitiu um controle absoluto em todas as etapas criativas da produção. E merece elogios a iniciativa da Obras-Primas do Cinema de lançar os dois filmes juntos em um box especial. Desde já, um dos grandes lançamentos do ano.

O PREÇO DO TRIUNFO (Nybyggarna – Suécia 1972). Direção: Jan Troell. Elenco: Max von Sydow, Liv Ullmann, Eddie Axberg, Allan Edwall e Hans Alfredson Duração: 202 minutos. Distribuição: Obras-Primas do Cinema.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 13 de agosto de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software