O SILÊNCIO DOS INOCENTES

Slider

Apenas três filmes, até o momento, na história da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood conquistaram os cincos Oscar nobres (filme, diretor, ator, atriz e roteiro): Aconteceu Naquela Noite, de Frank Capra (em 1934), Um Estranho no Ninho, de Milos Forman (em 1975) e O Silêncio dos Inocentes, de Jonathan Demme (em 1991). Este último, lançado no mês de fevereiro, causou uma surpresa maior ainda por ter sido premiado ano depois de sua chegada aos cinemas, algo não muito comum em relação aos filmes que ganham o Oscar, que costumam ser os lançados entre outubro e dezembro. Para o diretor Demme, representou uma grande mudança em sua carreira, já que ele até aquele momento era mais conhecido por suas comédias. O Silêncio dos Inocentes é baseado no livro de mesmo nome de Thomas Harris e teve o roteiro adaptado por Ted Tally. Na trama, uma agente do FBI, Clarice Starling (Jodie Foster), recebe como missão entrevistar o dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), um psiquiatra canibal que está preso em um hospício. Clarice precisa da ajuda de Lecter para traçar o perfil de Búfalo Bill, um serial killer procurado pela polícia. Antes de mais nada é preciso deixar bem claro que estamos aqui diante de um dos melhores suspenses já produzido pelo cinema em todos os tempos. Dito isso, é bom deixar claro também que apesar de ser um excepcional e chocante suspense, este filme não seria o mesmo sem as conversas e a relação simbiótica que se estabelece entre Clarice e Lecter, que encontram em Jodie Foster e Anthony Hopkins seus intérpretes definitivos. Demme acertou em tudo: roteiro, elenco, fotografia, montagem, trilha sonora e no ritmo que imprimiu na direção. Um tipo raro de filme, daqueles que nos deixa de boca aberta assim que ele acaba e nos deixa com uma vontade louca de revê-lo mais e mais vezes.

O SILÊNCIO DOS INOCENTES (The Silence of the Lambs – EUA 1991). Direção: Jonathan Demme. Elenco: Jodie Foster, Anthony Hopkins, Scott Glenn, Ted Levine, Anthony Heald, Diane Baker, Kasi Lemmons e Roger Corman. Duração: 118 minutos. Distribuição: Netflix.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 6 de outubro de 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software