FAÇA A COISA CERTA

Filme do dia, Slider

Não é por acaso que a música de abertura de Faça a Coisa Certa, escrito e dirigido por Spike Lee em 1989 é Fight the Power, da banda Public Enemy. Da mesma forma, também não é por acaso que a primeira fala do filme é “acorde, acorde, acorde”. Bem como um diálogo travado entre Buggin’ Out (Giancarlo Esposito) e Mookie (Spike Lee), que termina com a frase “continue negro”. Há filmes que quando são lançados você percebe está diante de um clássico. Este é o caso de Faça a Coisa Certa. Tudo gira em torno de uma pizzaria instalado em um bairro de maioria negra de Nova York. É o dia mais quente do ano e  Sal (Danny Aiello), o dono da estabelecimento, mantém, há mais de 20 anos, fotos de italianos na parede. Buggin’ Out questiona Sal da ausência de negros na galeria da pizzaria. Como seu pedido não é atendido, ele inicia um boicote e isso desencadeia uma série de eventos que culmina em tragédia. Faça a Coisa Certa era o filme certo na hora certa. E, infelizmente, continua bastante atual. Prova incontestável de suas inúmeras qualidades. Na época, muitos chamaram o filme de realista. E ele realmente é. Porém, o passar dos anos mostrou que além de realista, ele foi, principalmente, visionário. E para mim, ouvir Samuel L. Jackson, que faz o papel de Mister Señor Love Daddy, locutor da rádio We Love, recitar poeticamente uma lista de astros da música negra, não tem preço.

FAÇA A COISA CERTA (Do the Right Thing – EUA 1989). Direção: Spike Lee. Elenco: Danny Aiello, Ossie Davis, Ruby Dee, Spike Lee, Richard Edson, John Turturro, Giancarlo Esposito, John Savage, Bill Nunn, Joie Lee e Samuel L. Jackson. Duração: 120 minutos. Distribuição: Universal.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 20 de novembro de 2015

Uma resposta para “FAÇA A COISA CERTA”

  1. Um clássico que já nasceu “CLÁSSICO”. E merece todos os aplausos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software