1958 – O ANO EM QUE O MUNDO DESCOBRIU O BRASIL

Filme do dia, Slider

Se muitos ainda hoje acreditam que o Brasil é o país do futebol, esta noção teve início em 1958. Naquele ano, a seleção brasileira ganhou seu primeiro título mundial, na Copa da Suécia. 1958 – O Ano em Que o Mundo Descobriu o Brasil, documentário escrito, produzido e dirigido pelo jornalista e cineasta José Carlos Asbeg, resgata esta história. Gilmar, Castilho, De Sordi, Djalma Santos, Bellini, Mauro, Orlando, Zózimo, Nilton Santos, Oreco, Dino, Zito, Didi, Moacir, Joel, Garrincha, Vavá, Mazola, Dida, Pelé, Zagalo e Pepe. Para os amantes do esporte, esta seleção é uma das melhores de todos os tempos. Asbeg conduz sua narrativa através da fala dos próprios jogadores, além de outras figuras importantes. O olhar do diretor é carinhoso e procura fazer justiça ao grande feito alcançado pelo time amarelo. O famoso complexo de “vira-lata”, bem definido por Nelson Rodrigues, deixou de existiu após aquela importante vitória. O melhor de 1958 – O Ano em Que o Mundo Descobriu o Brasil é que você não precisa gostar de futebol para se emocionar ao vê-lo. A habilidade de Asbeg em “costurar” imagens de arquivos com depoimentos históricos fazem deste tocante documentário um verdadeiro tesouro de valor inestimável.

1958 – O ANO EM QUE O MUNDO DESCOBRIU O BRASIL (Brasil 2008). Direção: José Carlos Asbeg. Documentário. Duração: 85 minutos. Distribuição: Palmares Produções.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 6 de agosto de 2015

2 respostas para “1958 – O ANO EM QUE O MUNDO DESCOBRIU O BRASIL”

  1. Seria pouco dizer tratar-se de um dos melhores filmes sobre o futebol. É um ótimo filme, antes de tudo. Como escreveu o Marden, “não precisa gostar de futebol para se emocionar ao vê-lo.

  2. Muito obrigado pelas palavras generosas, Marden.

    Você já viu o Democracia em Preto e Branco, do Pedro Asbeg, meu filho? Um filmaço.

    Uma observação: o filme não tem distribuição em DVD há anos. Se não for um DVD de 2009 então, estou sendo pirateado.

    Abraço. Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software