AS CANÇÕES

Filme do dia

Quem não tem uma música marcante em sua vida? O cineasta paulista Eduardo Coutinho é um dos melhores documentaristas brasileiros e o mais habilidoso no trato com os entrevistados. Ele costuma deixar as pessoas tão à vontade, que parece uma conversa entre amigos de longa data. Coutinho consegue que pessoas comuns se expressem com uma naturalidade desconcertante. Além disso, ele pega um tema aparentemente banal e extrai sempre algo próximo do sublime. Em As Canções, realizado em 2011, se resume a um cenário de fundo completamente escuro e uma cadeira. Na frente do diretor, alguém que fora previamente selecionado, canta e fala sobre uma canção que tenha marcado sua vida. Os relatos são, para dizer o mínimo, comoventes. As Canções é mais que um documentário sobre lembranças musicais. Existe aqui muito sentimento, muita emoção. E a câmara de Coutinho, sempre atenta, captura tudo e nos mostra a alma de um grupo de pessoas apaixonadas pela vida e que têm na música uma forte ligação com momentos que ficaram para trás, mas, que nunca foram esquecidos.
AS CANÇÕES (Brasil 2011). Direção: Eduardo Coutinho. Documentário. Duração: 92 minutos. Distribuição: Bretz Filmes.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 29 de abril de 2015

Uma resposta para “AS CANÇÕES”

  1. Coutinho usa o Verbo como sua ferramenta motora e o faz de maneira extraordinária. E mantém, como em todos os seus mais recentes trabalhos, a bela fotografia de Jacques Cheuiche. É fala e epiderme!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software