MEMORIA

Filme do dia, Slider

Em quase 30 anos de carreira, o cineasta tailandês Apichatpong Weerasethakul já realizou quase 60 trabalhos. A maioria deles curtas-metragens. Longas foram poucos. Até o momento, apenas oito. Memoria, de 2021, foi rodado na Colômbia e acompanha uma escocesa, Jessica, vivida por Tilda Swinton, que vai à Bogotá para visitar sua irmã e começa a ouvir um estranho som que somente ela escuta. Weerasethakul trabalhou como arquiteto antes de se dedicar à sétima arte e é visível em sua filmografia um rigor com os cenários. Além disso, há também uma espiritualidade e uma quebra da linearidade do tempo que permeia suas obras. Essas características se fazem presentes em Memoria. O roteiro, escrito pelo próprio diretor, nos convida para uma rica viagem de autoconhecimento, cheia de contemplação, poesia e beleza nessa produção que envolveu nove diferentes países (Tailândia, Colômbia, França, Alemanha, México, Catar, Inglaterra, China e Suíça). Sem pressa alguma, as situações vão sendo colocadas e Jessica vai mergulhando cada vez mais sempre que ouve aquela “bola de concreto batendo em uma parede de metal cercada por água do mar”. E esse som, que apenas nós, além dela, escutamos, também mexe conosco e ecoa em nossa mente repetidas vezes. Em tempo: Apichatpong Weerasethakul ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cinema de Cannes de 2021.

MEMORIA (Colômbia/Tailândia 2021). Direção: Apichatpong Weerasethakul. Elenco: Tilda Swinton, Agnes Brekke, Daniel Giménez Cacho, Jerónimo Barón, Juan Pablo Urrego e Jeanne Balibar. Duração: 102 minutos. Distribuição: O2 Filmes/MUBI.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 20 de julho de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software