FIRST COW: A PRIMEIRA VACA DA AMÉRICA

Filme do dia, Slider

A cineasta americana Kelly Reichardt, apesar de ter estreado na direção de longas em 1994, somente em 2006, com seu terceiro filme, Antiga Alegria, que se tornou conhecida no circuito de cinema independente dos Estados Unidos. Mesmo tendo nascido na Flórida e se formado em Massachusetts, boa parte de seus trabalhos se passa no Oregon, como é o caso de First Cow: A Primeira Vaca da América, de 2019. O roteiro foi escrito por Reichardt junto com Jonathan Raymond, que também é o autor do romance The Half-Life, que serviu de base para o filme. A história gira em torno da amizade entre o cozinheiro americano Cookie Figowitz (John Magaro) e o chinês King-Lu (Orion Lee). A ação se passa nos anos 1820, no estado do Oregon, onde eles se conhecem e iniciam um negócio que se revela bastante lucrativo: roubam leite da única vaca da região e fazem pães e doces para vender. Reichardt abre seu filme com uma frase do poeta britânico William Blake: “A ave constrói o ninho; a aranha, a teia; o homem, a amizade”. Isso resume à perfeição a essência de First Cow. Após um prólogo no presente, somos levados ao passado onde acompanhamos a trajetória dos dois novos amigos naquelas terras inóspitas. A narrativa é conduzida sem pressa e nos dando tempo não apenas para contemplarmos a beleza naturais do cenário, como também para entendermos o contexto social e as personagens centrais. E esse cuidado reforça sobremaneira a qualidade dessa obra singular.

FIRST COW: A PRIMEIRA VACA DA AMÉRICA (First Cow – EUA 2019). Direção: Kelly Reichardt. Elenco: John Magaro, Orion Lee, Toby Jones, Ewen Bremner, Jared Kasowski, Dylan Smith, Alia Shawkat, Clayton Nemrow e Rene Auberjonois. Duração: 122 minutos. Distribuição: Vitrine Filmes/MUBI/Versátil.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 25 de julho de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software