TANTAS ALMAS

Filme do dia, Slider

O colombiano Nicolás Rincón Gille viajava pelo Rio Magdalena, na Colômbia, em 2008, trabalhando em um documentário, quando ouviu histórias de famílias que perderam entes queridos, assassinados por forças paramilitares de extrema direita. Veio daí a ideia para o roteiro de seu primeiro longa de ficção, Tantas Almas, de 2019. As atrocidades mostradas no filme foram executadas pelo grupo Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC), que tinha o apoio do governo de então, bem como dos ricos proprietários de terras, sem contar o suporte financeiro do tráfico de drogas. A ação se passa no ano de 2003 e nos apresenta José (José Arley de Jesús Carvallido), um pescador que ao voltar para casa descobre que seus dois filhos foram mortos pela AUC e tiveram os corpos jogados no rio. Não deve existir dor maior que a de um pai que perde seu filho. Trata-se de uma dor tão intensa e profunda que não existe nome para representá-la em português ou em qualquer outro idioma. Apesar do sofrimento que sente, ele inicia uma busca solitária pelos corpos dos filhos para que possam ser enterrados em paz. José é um dos muitos heróis anônimos em um mundo desalmado que menospreza os mais pobres e busca apenas seus próprios interesses. Algo que, infelizmente, persiste em muitos países latino-americanos e de outros continentes do planeta. A contundente história contada por Rincón Gille em Tantas Almas é tocante, impactante, forte e terrivelmente realista em sua abordagem crua, direta e sem meias-palavras. Ao mesmo tempo, é carregada de poesia e humanidade, que aparece nos momentos em que José recebe a ajuda de desconhecidos que expressam uma das mais nobres qualidades de um ser humano: a empatia.  A produção envolveu quatro países, entre eles o Brasil, representado pelos coprodutores Rafael Urban e Larissa Figueiredo e teve a direção de arte sob responsabilidade da jornalista, roteirista e diretora curitibana Laís Melo.

TANTAS ALMAS (Colômbia/Brasil/Bélgica/França 2019). Direção: Nicolás Rincón Gille. Elenco: José Arley de Jesús Carvallido Lobo, Carlos Henrique Ávila Argota e Maria Amanda Vargas Barbosa. Duração: 137 minutos. Distribuição: Vitrine Filmes.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 10 de junho de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software