1982

Filme do dia, Slider

O libanês Oualid Mouaness é produtor de vídeos musicais desde 1997, tendo trabalhado nesse período com diversos artistas: David Guetta, Rihanna, David Bowie, Keith Urban e Pink. No cinema, como roteirista e diretor, ele realizou dois curtas e estreou na direção de longas, em 2019, com este 1982. Mouaness não fugiu à regra mais cara entre os roteiristas que diz que todos nós temos pelo menos uma boa história para contar: a nossa própria. E é isso que ele faz aqui. Ele volta ao ano que dá título ao filme e nos apresenta Wissam (Mohamad Dalli), um menino de 11 anos que se apaixona por Joanna (Gia Madi), sua colega de classe, para quem escreve cartas secretamente. Paralelo a isso acompanhamos o drama vivido pela população de Beirute causado pela invasão das Forças de Defesa de Israel. Esse conflito é representado, em primeiro plano, por Yasmine, a professora da escola, vivida pela atriz, roteirista e diretora Nadine Labaki. 1982 consegue transitar, com firmeza e delicadeza, por dois terrenos extremamente movediços. E Mouaness conduz sua narrativa com precisão sem abrir mão de mostrar o pano de fundo politicamente tenso que o país vivia na época, mas sem abandonar o foco principal, que se concentra na inocentemente bela paixão de Wissam por Joanna. Em tempo: a escola que serve de cenário é a Brummana High School, em Beirute, onde o diretor estudou quando criança.

1982 (Líbano 2019). Direção: Oualid Mouaness. Elenco: Nadine Labaki, Mohamad Dalli, Fidel Badran, Gia Madi, Ghassan Maalouf, Lelya Harkous e Said Serhan. Duração: 100 minutos. Distribuição: Estúdio Escarlate.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 9 de junho de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software