TRE PIANI

Filme do dia, Slider

Desde 1973, o italiano Nanni Moretti vem se destacando em muitas frentes. Seja como roteirista, produtor, diretor ou ator, sua filmografia é sólida e contundente. Em Tre Piani, de 2021, ele adapta o romance do israelense Eshkol Nevo, junto com Valia Santella e Federica Pontremoli, e nos conduz por uma dramática história envolvendo três famílias que vivem em um prédio de classe média alta. Daí o título original, que poderia ser traduzido em português como “três andares”. Lá vive o casal de juízes Vittorio (Nanni Moretti) e Dora (Margherita Buy), cujo filho Andrea (Alessandro Sperduti) atropela e mata uma mulher. Além deles, Lucio (Riccardo Scamarcio), também morador do prédio, costuma deixar sua filha pequena com os vizinhos idosos Renato (Paolo Graziosi) e Giovanna (Anna Bonaiuto), até que uma forte suspeita altera suas rotinas. Acompanhamos essas três famílias ao longo de uma década e Moretti, que sempre soube explorar muito bem dramas familiares no limite do melodrama, não faz diferente em Tre Piani. Temos aqui o clássico conflito de gerações junto com o peso da idade que chega para todos nós. Além disso, há também uma sutil discussão a respeito da solidão que atinge as pessoas de diferentes maneiras. Parece muita coisa para um filme só, mas o cineasta dá conta de tudo com maestria.

TRE PIANI (Itália/França 2021). Direção: Nanni Moretti. Elenco: Margherita Buy, Riccardo Scamarcio, Alba Rohrwacher, Alessandro Sperduti, Elena Lietti, Denise Tantucci, Anna Bonaiuto, Paolo Graziosi, Stefano Dionisi e Nanni Moretti. Duração: 119 minutos. Distribuição: Imovision.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 1 de maio de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software