AO MESTRE, COM CARINHO

Filme do dia, Slider

O australiano radicado na Inglaterra James Clavell atuou em muitas frentes, seja como escritor, roteirista, produtor e diretor. Entre seus muitos trabalhos, três se destacam: o roteiro de Fugindo do Inferno (dirigido em 1963 por John Sturges); o livro Shogun (que virou minissérie de sucesso na TV) e a direção do filme Ao Mestre, com Carinho. O roteiro, adaptado pelo próprio Clavell do livro homônimo de E.R. Braithwaite, nos apresenta Mark Thackeray (Sidney Poitier), engenheiro formado, porém, desempregado, que aceita lecionar em uma escola londrina no bairro operário de East End. Temos aqui o confronto de um professor idealista com uma turma de adolescentes indisciplinados. Clássico da “Sessão da Tarde”, Ao Mestre, com Carinho tira proveito do inquestionável carisma de Sidney Poitier e ainda traz uma canção-tema cantada por Lulu, que vive a aluna Barbara Pegg, que se tornou um grande sucesso na época. Thackeray, mais que um professor, é um homem verdadeiramente preocupado com o futuro de seus alunos. O que faz dele, essencialmente, um mestre, como o título nacional bem o define. Ator engajado na luta pela igualdade racial, Poitier sempre buscou papéis positivos e que servissem de inspiração para jovens negros de todo o mundo. Assim como todos os outros filmes de sua extensa carreira, Ao Mestre, com Carinho é apenas mais uma prova do esforço desse excepcional artista por chances iguais para todos. Independentemente de ter na cor da pele um fator de favorecimento. Em tempo: quase 30 anos depois, em 1996, Peter Bogdanovich dirigiu Ao Mestre, com Carinho 2, telefilme que reuniu novamente Poitier, Lulu e Judy Geeson, que interpretou Pamela no original.

AO MESTRE, COM CARINHO (To Sir, With Love – Inglaterra 1967). Direção: James Clavell. Elenco: Sidney Poitier, Judy Geeson, Christian Roberts, Suzy Kendall, Lulu, Geoffrey Bayldon, Patricia Routledge, Ann Bell e Mona Bruce. Duração: 105 minutos. Distribuição: Columbia.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 9 de janeiro de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software