NÃO OLHE PARA CIMA

Filme do dia, Slider

O dicionário diz que a palavra “sátira” é um substantivo feminino que significa “composição livre e irônica contra instituições, costumes e ideias de uma época”, bem como “composição poética que ridiculariza os vícios e as imperfeições”. Isso se enquadra perfeitamente com o que vemos no filme Não Olhe Para Cima, de Adam McKay. O roteiro, escrito por ele a partir de uma história de David Sirota, nos conta a história dos astrônomos Randall Mindy (Leonardo DiCaprio) e Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence). Os dois descobrem que um enorme cometa está em rota de colisão com a Terra. O impacto deverá ocorrer em seis meses, tempo suficiente para que as autoridades tomem as medidas necessárias para evitar a destruição do planeta. Bem, isso é o que ocorreria em um mundo ideal. O mundo de Não Olhe Para Cima está longe disso e, infelizmente, satiriza uma realidade bem próxima: a nossa realidade atual. E não apenas na postura da presidenta Orlean (Meryl Streep) e de Jason (Jonah Hill), seu filho e chefe de gabinete, mas também da mídia nas figuras dos jornalistas Brie (Cate Blanchett) e Jack (Tyler Perry); do empresário Isherwell (Mark Rylance); dos militares Themes (Paul Guilfoyle) e Drask (Ron Perlman); e da cantora pop Riley Bina (Ariana Grande). Temos de um lado a ciência com seus dados fundamentados e do outro uma sociedade que “dança” de acordo com os interesses políticos e mercadológicos, ao mesmo tempo em que segue comportamentos ditados pelas redes sociais. Em suma, há aqui inúmeros exemplos de atitudes negacionistas que teimam, mesmo diante de fortes evidências, que só existe o que eles acreditam existir. A obra tem provocado acalorados debates e as mais diversas interpretações. Esse tipo de debate é bastante salutar e McKay aposta nisso utilizando outra vez algo semelhante ao que fez em A Grande Aposta, de 2015. O humor surge por conta do absurdo das situações enfrentadas por Mindy e Kate. Mas o riso termina por se revelar bem estranho e incômodo. Pelo menos foi assim para mim, já que se trocarmos o cometa pela pandemia vivida ao longo de 2020 e 2021, teremos muitas semelhanças entre o que vemos no filme e o que aparece diariamente nas TVs e demais telas de nosso mundo. Existem outras histórias que trataram de temas parecidos com esse. O que diferencia elas de Não Olha Para Cima é o forte senso realista que McKay apresenta.

NÃO OLHE PARA CIMA (Don’t Look Up – EUA 2021). Direção: Adam McKay. Elenco: Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Cate Blanchett, Meryl Streep, Jonah Hill, Rob Morgan, Mark Rylance, Melanie Lynskey, Timothée Chalamet, Tyler Perry, Ron Perlman, Paul Guilfoyle, Ariana Grande, Kid Cudi e Himesh Patel. Duração: 138 minutos. Distribuição: Netflix.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 31 de dezembro de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software