FERIADOS EM FAMÍLIA

Filme do dia, Slider

Em 1995, com apenas 33 anos de idade, a atriz Jodie Foster realizou Feriados em Família, seu segundo longa como diretora. Ela já contava com três décadas de carreira em mais de 60 trabalhos. Além dessa robusta filmografia na atuação, que lhe rendeu duas estatuetas do Oscar, ela voltou a investir na direção, quatro anos depois de Mentes Que Brilham, sua estreia atrás das câmeras. O novo filme acontece durante o feriado de Ação de Graças, período especial do ano, que ocorre no final de novembro e costuma reunir as famílias americanas da mesma forma que as brasileiras no Natal. Com roteiro de W.D. Richter, adaptado de um conto de Chris Radant, acompanhamos Claudia Larson (Holly Hunter), que é demitida de seu emprego, ao mesmo tempo em que sua filha Kitt (Claire Danes), lhe comunica que perderá a virgindade no feriadão que se aproxima. Para complicar ainda mais tudo, Claudia precisa viajar de avião (que ela tem medo) para se reunir com sua família (que ela não gosta tanto assim). Diferente do primeiro filme que dirigiu, onde além de atuar trabalhou com um elenco pequeno, dessa vez ela apenas dirigiu, mas, em compensação, teve que lidar com um elenco muito maior e de diferentes gerações. Feriados em Família desenvolve sua trama e subtramas tendo como pano de fundo as típicas reuniões familiares, daquelas onde se “lava muita roupa suja” e antigas mágoas e ressentimentos são trazidos à tona. Situações que boa parte dos espectadores já vivenciou, o que, obviamente, gera uma identificação instantânea. E Foster conduz sua narrativa na linha tênue entre o drama e a comédia com maestria.

FERIADOS EM FAMÍLIA (Home for the Holidays – EUA 1995). Direção: Jodie Foster. Elenco: Holly Hunter, Anne Bancroft, Robert Downey Jr., Charles Durning, Dylan McDermott, Geraldine Chaplin, Steve Guttenberg, Cynthia Stevenson, Claire Danes, Zack Duhame, Austin Pendleton, David Strathairn e Amy Yasbeck. Duração: 103 minutos. Distribuição: Paramount.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 9 de novembro de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software