ATAQUE DOS CÃES

Filme do dia, Slider

A cineasta neozelandesa Jane Campion estava sem dirigir um longa desde 2009, quando realizou O Brilho de Uma Paixão. Entre 2013 e 2017 ela criou para a TV Top of the Lake, estrelada por Elisabeth Moss. A série teve duas temporadas e um total de 13 episódios, dos quais Campion escreveu todos e dirigiu oito. Após essa experiência, ela adaptou o romance The Power of the Dog, publicado em 1967 pelo escritor americano Thomas Savage e dirigiu essa adaptação lançada em 2021 e que recebeu no Brasil o título de Ataque dos Cães. Produzido pela Netflix, o filme teve sua estreia mundial no Festival de Cinema de Veneza, onde foi ovacionado e Campion ganhou o Leão de Prata de melhor direção. A ação se passa em 1925, em uma fazenda no interior de Montana, nos Estados Unidos. A propriedade pertence aos ricos irmãos Burbank, Phil (Benedict Cumberbatch) e George (Jesse Plemons). Os dois são bem diferentes. Phil é inteligentíssimo, porém, bastante cruel. George é pura gentileza e paciência. Mas a relação deles é bem tranquila e harmônica. Até o dia em que George se casa secretamente com a viúva Rose Gordon (Kirsten Dunst), que se muda para a fazenda com seu filho Peter (Kodi Smit-McPhee), alvo de piadas por ser muito sensível. Campion é uma roteirista primorosa e uma diretora excepcional. Ataque dos Cães prova mais uma vez seu inquestionável talento narrativo. Quanto ao elenco, não existe outra palavra que não seja irretocável para qualificá-lo. Cumberbatch nos mostra Phil a partir de uma construção carregada de pequenos detalhes que vão do jeito de andar até a impostação da voz e alguns pequenos gestos que revelam seu interior. Diferente de Kodi Smit-McPhee, que leva Peter por uma trilha oposta ao expor fragilidade e esconder uma grande e minuciosa determinação. Já o George de Jesse Plemons e a Rose de Kirsten Dunst nos transmitem uma gama de sentimentos apenas com o olhar. Sutileza, deslocamento e firmeza de caráter, características recorrentes na filmografia de Jane Campion, estão magnificamente presentes aqui. E tudo isso fica ainda mais intenso com a adequada temperatura da fotografia de Ari Wegner e a hipnótica trilha sonora de Jonny Greenwood. Em tempo: Ataque dos Cães é desde já um dos favoritos ao Oscar 2022 e deverá receber pelo menos dez indicações.

ATAQUE DOS CÃES (The Power of the Dog – EUA/Inglaterra/Nova Zelândia/Austrália/Canadá 2021). Direção: Jane Campion. Elenco: Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst, Jesse Plemons, Kodi Smit-McPhee, Frances Conroy, Peter Carroll, Thomasin McKenzie, Alison Bruce e Keith Carradine. Duração: 126 minutos. Distribuição: Netflix.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 21 de novembro de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software