STAVISKY

Filme do dia, Slider

O francês Alain Resnais é um dos maiores cineastas de seu país. Ele iniciou sua carreira no audiovisual em 1936, quando dirigiu um curta. Nos 30 anos seguintes realizou três dezenas de filmes, entre curtas, documentários e longas de ficção. Na década de 1970 ele dirigiu apenas duas obras: Providence, em 1977, e este Stavisky, três anos antes. Com roteiro do espanhol Jorge Semprún, que havia trabalhado antes com o diretor em A Guerra Acabou, de 1966, temos aqui uma história inspirada em fatos e que se passa na França durante os anos 1930. A ação gira em torno de Alexander Stavisky (Jean-Paul Belmondo), um industrial de origem ucraniana cheio de charme, amigos e conexões com figuras da política e da economia francesa. Porém, a descoberta de um golpe milionário arquitetado por ele provoca um escândalo nacional. A ideia do projeto foi de Belmondo, que sempre procurou trabalhar com grandes diretores e ainda não havia sido dirigido por Resnais. Com uma perfeita reconstituição de época e figurinos primorosos, Stavisky chama nossa atenção pelo visual exuberante, mas, como em outros trabalhos do diretor, nos conquista pela engenhosidade da narrativa. Em tempo: Jorge Semprún adaptou também o roteiro de Z, de Costa-Gavras.

STAVISKY (França 1974). Direção: Alain Resnais. Elenco: Jean-Paul Belmondo, François Périer, Charles Boyer, Anny Duperey, Michael Lonsdale, Gérard Depardieu, Niels Arestrup e Claude Rich. Duração: 120 minutos. Distribuição: Universal.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 1 de outubro de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software