Sobre cinema, educação e celulares

Crônica 7

Hoje está cada vez mais difícil assistir a um filme em uma sala de cinema. Apesar da sensível melhoria na qualidade dos equipamentos de projeção e no conforto das salas de exibição, o público espectador, em sentido inverso, tem piorado bastante. E não é só por causa dos celulares.

Há uma falta de respeito generalizada que vai de conversas durante a sessão até o rastro de sujeira deixado por pipocas, copos e embalagens de bombons. Já ouvi gente dizer que tudo bem, afinal, no intervalo, alguém limpa tudo. É um simples reflexo da educação que essas pessoas possuem e, infelizmente, não se limita ao espaço da sala de cinema. Fico imaginando se elas recebem seus amigos em casa desse jeito também.

Certa feita, quando participei de um debate sobre cinema com alunos do curso de Jornalismo, me pediram para listar dez coisas que eu espero de um filme. De pronto, listei os itens abaixo:

  1. Um trailer que chame minha atenção;
  2. Uma história com começo, meio e fim. Não necessariamente nessa ordem;
  3. Uma cena de abertura que desperte meu interesse pelo resto da história;
  4. Um roteiro com personagens, cenas e diálogos bem construídos;
  5. Um elenco afinado, coeso e sem exageros de interpretação;
  6. Uma direção segura, criativa e que não subestime minha inteligência;
  7. Uma fotografia inspirada, que desperte e aguce meus sentidos;
  8. Uma montagem que imprima ao filme o ritmo que a história precisar;
  9. Efeitos visuais e sonoros, incluindo a música, que trabalhem a favor do filme;
  10. Um final que seja aberto para que eu próprio tire minhas conclusões. Mas, se for bem fechado, também vale.

Revendo a lista hoje, talvez seja necessário incluir mais dois itens: as condições gerais da sala de cinema e o comportamento do público. Assim, creio eu, ela ficará completa e abrangerá todos os aspectos que compõem a experiência de assistirmos a um filme.

A pandemia da Covid-19 fez com que ficássemos mais tempo em casa e, com isso, os serviços de streaming ganharam mais força. No entanto, por melhor que seja o equipamento doméstico, nada se compara à experiência de assistir a um filme em uma sala de cinema. Trata-se, antes de tudo, de um evento coletivo e que exige uma completa imersão que só é possível em um ambiente preparado especificamente para esse fim. Em casa estamos sempre sujeitos às mais diversas interferências.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 7 de outubro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software