SHANG-CHI E A LENDA DOS DEZ ANÉIS

Filme do dia, Slider

Não é de hoje que a Marvel vem recrutando diretoras e diretores do cinema independente para dirigir seus filmes de super-heróis. Sendo assim, não causou nenhuma surpresa a contratação do cineasta havaiano Destin Daniel Cretton para a direção de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. Cretton vinha de dramas como Temporário 12, O Castelo de Vidro e Luta Por Justiça, filmes bem distintos de qualquer produção do estúdio da “casa de ideias”. Chamou mais atenção o fato de adaptar um herói como Shang-Chi. Afinal, ele surgiu em 1974, em meio ao grande sucesso das artes marciais no cinema e na televisão. Mas o “mestre do kung fu”, como era chamado nos quadrinhos, não apenas merecia como teve um filme à altura. O roteiro, escrito pelo próprio Cretton junto Dave Callaham e Andrew Lanham, segue a clássica estrutura de uma história de origem, mas, ao mesmo tempo, insere diversos novos elementos ao Universo Cinematográfico Marvel (UCM). O jovem Shang-Chi (Simu Liu) foi treinado por seu pai (Tony Chiu-Wai Leung) desde criança para se tornar um grande lutador e herdeiro dos anéis do título. No entanto, ao perceber o futuro que lhe foi reservado, ele sai da China e vai morar em San Francisco, na Califórnia, onde fica amigo de Katy (Awkwafina). Até que seu passado bate à porta e faz com que precise acertar contas com sua herança paterna e materna. Tudo funciona organicamente aqui e o mais interessante é que o diretor faz referência aos três mais conhecidos estilos de luta chineses. Temos aquela rápida e direta popularizada por Bruce Lee. Há também a meio desengonçada à la Jackie Chan. E, por fim, aquela belissimamente coreografada que parece um balé de obras como A Tocha de Zen, O Tigre e o Dragão e O Clã das Adagas Voadoras. Outra coisa muito legal é que, na maior parte do tempo, os chineses falam mandarim. Shang-Chi agora está devidamente integrado ao UCM e trata-se de uma importante adição. Em tempo: há duas cenas pós-créditos.

SHANG-CHI E A LENDA DOS DEZ ANÉIS (Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings – EUA 2021). Direção: Destin Daniel Cretton. Elenco: Simu Liu, Awkwafina, Tony Chiu-Wai Leung, Meng’er Zhang, Fala Chen, Michelle Yeoh, Wah Yuen, Florian Munteanu e Andy Le. Duração: 132 minutos. Distribuição: Buena Vista.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 3 de setembro de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software