CRY MACHO: O CAMINHO PARA REDENÇÃO

Filme do dia, Slider

A história de Cry Macho, novo filme de Clint Eastwood, já existe há quase 50 anos. Seu autor, o americano N. Richard Nash, a escreveu primeiro como roteiro para cinema. No entanto, não conseguiu na época nenhum estúdio interessado em produzi-lo. Ele então transformou o roteiro em romance e o publicou em meados de 1975. O livro fez muito sucesso e por duas vezes quase chegou às telas: a primeira em 1991, com Roy Scheider, e a segunda, em 2011, com Arnold Schwarzenegger. No final, felizmente, coube ao nonagenário cineasta dirigir e estrelar Cry Macho: O Caminho Para Redenção. Nick Schenk, que já havia escrito para Eastwood os roteiros de Gran Torino e A Mula, cuidou da adaptação e fez os ajustes para que Mike Milo tivesse a idade do ator/diretor. Tudo começa quando Mike, um ex-astro de rodeio, é procurado por Howard (Dwight Yoakam), seu antigo patrão, que pede para ele ir até a Cidade do México buscar seu filho Rafo (Eduardo Minett). A partir daí, Cry Macho se transforma em um road movie (filme de estrada), ou melhor dizendo, em um “filme de parada de estrada”, já que a improvável dupla se refugia por um tempo em um pequeno vilarejo próximo à fronteira do México com os Estados Unidos. É fantástica e sutil a dinâmica que se estabelece entre eles. Os quase 80 anos que separam os dois revela diálogos inusitados e muito ricos em simbologia e conteúdo. Mike, apesar de sua idade avançada, se descobre capaz de vislumbrar o futuro com esperança, enquanto Rafo, novo e pouco experiente, amadurece rapidamente. Mesmo apresentando uma narrativa por vezes previsível, é fabuloso como o diretor filma com elegância e precisão. E Eastwood tem aqui um dos melhores desempenhos de sua carreira e a química entre ele e Minett é ótima. Gran Torino, A Mula e Cry Macho formam uma trilogia reavaliadora da persona cinematográfica de Clint Eastwood, um artista que aos 91 anos poderia já ter parado, mas, felizmente, continua criando obras impactantes, revisionistas e envolventes.

CRY MACHO: O CAMINHO PARA REDENÇÃO (Cry Macho – EUA 2021). Direção: Clint Eastwood. Elenco: Clint Eastwood, Dwight Yoakam, Eduardo Minett, Fernanda Urrejola, Marco Rodríguez, Jorge-Luis Pallo e Natalia Traven. Duração: 104 minutos. Distribuição: Warner.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 30 de setembro de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software