POLYTECHNIQUE

Filme do dia, Slider, Streaming

O cineasta canadense Denis Villeneauve começou sua carreira dirigindo curtas para televisão, em 1994. Quatro anos depois ele estreou no cinema com 32 de Agosto na Terra. Logo após, em 2000, realizou Redemoinho e deu uma parada de nove anos na direção de longas. Nenhum desses dois filmes o agradaram e Villeneuve decidiu voltar a dirigir somente quando tivesse um projeto relevante em mãos. Isso veio a ocorrer em 2009, com Polytechnique. O  roteiro, escrito por Jacques Davidts com a colaboração do próprio diretor e Eric Leca, se inspira em um criminoso e covarde atentado ocorrido em 6 de dezembro de 1989. Nesse dia, um homem entrou com um rifle na Escola Politécnica de Montreal e atirou nas estudantes da instituição. O ataque misógino nos é contado a partir de três pontos de vista: o do atirador (Maxim Gaudette), o de Valérie (Karine Vanasse) e de Jean-François (Sébastien Huberdeau). Filmado em preto e branco para não destacar o sangue do massacre, Villeneauve presta homenagem às vítimas e o faz isso com grande sensibilidade, comprovando seu enorme talento estético e narrativo e que seria aprimorado mais ainda nos trabalhos futuros.

POLYTECHNIQUE (Canadá 2009). Direção: Denis Villeneauve. Elenco: Maxim Gaudette, Karine Vanasse, Sébastien Huberdeau, Evelyne Brochu, Pierre-Yves Cardinal, Johanne-Marie Tremblay e Pierre Leblanc. Duração: 77 minutos. Distribuição: Mubi.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 30 de julho de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software