SMALL AXE: OS NOVE DO MANGROVE

Filme do dia, Slider

O cineasta britânico Steve McQueen planejava a produção da minissérie Small Axe desde 2010. Ao longo de uma década ele foi maturando a ideia até chegar ao formato de uma antologia de cinco filmes autônomos com histórias que se passam em Londres no período de 1969 a 1982 envolvendo imigrantes de países do Caribe que sofrem perseguição, preconceito e maus tratos. O primeiro deles é Os Nove do Mangrove. O roteiro, escrito pelo próprio McQueen, junto com Alastair Siddons e Rebecca Lenkiewicz, conta a história real de Frank Crichlow (Shaun Parkes), proprietário do restaurante Mangrove, que sofreu repetidas batidas policiais nos anos 1970 e, por conta disso, foi o ponto de partida de uma marcha de protesto contra a violência da polícia. Nove prisões foram feitas e um julgamento histórico se desenrolou por 11 semanas. A associação com Os 7 de Chicago é meio que automática. Afinal, existem muitas semelhanças entre os dois casos. A diferença reside na questão racial, já que os nove são negros de origem caribenha. Uma sutil homenagem do diretor aos seus pais, que nasceram em Granada, o pai, e em Trinidade e Tobago, a mãe. O estilo narrativo seco e direto de McQueen se faz presente aqui e o uso da trilha sonora e do desenho de som é simplesmente soberbo. Em tempo: o nome Small Axe faz referência a um provérbio que foi popularizado em uma canção de Bob Marley, “se vocês são a grande árvore, nós somos o pequeno machado”.

SMALL AXE: OS NOVE DO MANGROVE (Small Axe: Mangrove – Inglaterra 2020). Direção: Steve McQueen. Elenco: Shaun Parkes, Leticia Wright, Malachi Kirby, Sam Spruell, Jumayn Hunter, Samuel West e Alex Jennings. Duração: 127 minutos. Distribuição: Globoplay.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 24 de maio de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software