SMALL AXE: EDUCAÇÃO

Filme do dia, Slider

O cineasta britânico Steve McQueen planejava a produção da minissérie Small Axe desde 2010. Ao longo de uma década ele foi maturando a ideia até chegar ao formato de uma antologia de cinco filmes autônomos com histórias que se passam em Londres no período de 1969 a 1982 envolvendo imigrantes de países do Caribe que sofrem perseguição, preconceito e maus tratos. O quinto deles é Educação. O roteiro, escrito por Rebecca Lenkiewicz e Alastair Siddons, tem por base uma história do próprio McQueen, inspirada em sua infância, quando teve problemas de aprendizagem por conta de sua dislexia. Temos aqui um garoto de 12 anos, Kingsley (Kenyah Sandy), que é transferido para uma escola para alunos “especiais” devido a uma baixa avaliação obtida em um teste de QI. Na verdade, e o filme defende essa posição, trata-se de uma manobra sistemática de segregação que visa impedir crianças negras e de outras etnias de receber os ensinamentos adequados para se desenvolverem intelectualmente. McQueen deixa claro nesse filme que encerra sua antologia que não há outro caminho que não seja o da educação. E o faz com propriedade e conhecimento de causa. Em tempo: o nome Small Axe faz referência a um provérbio que foi popularizado em uma canção de Bob Marley, “se vocês são a grande árvore, nós somos o pequeno machado”.

SMALL AXE: EDUCAÇÃO (Small Axe: Education – Inglaterra 2020). Direção: Steve McQueen. Elenco: Kenyah Sandy, Sharlene Whyte, Naomi Ackie, Tamara Lawrence, Jade Anouka, Daniel Francis, Adrian Rawlins e Jo Martin. Duração: 63 minutos. Distribuição: Globoplay.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 24 de maio de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software