SMALL AXE: ALEX WHEATLE

Filme do dia, Slider

O cineasta britânico Steve McQueen planejava a produção da minissérie Small Axe desde 2010. Ao longo de uma década ele foi maturando a ideia até chegar ao formato de uma antologia de cinco filmes autônomos com histórias que se passam em Londres no período de 1969 a 1982 envolvendo imigrantes de países do Caribe que sofrem perseguição, preconceito e maus tratos. O quarto deles é Alex Wheatle. O roteiro, escrito por McQueen, junto com Rebecca Lenkiewicz e Alastair Siddons, tem por base a história real do premiado escritor que dá nome ao filme. Vivido pelo ator Sheyi Cole, acompanhamos aqui sua trajetória a partir da prisão por ter participado de um levante contra a polícia em Brixton. Lá, ele conta sua história desde a infância sem família em um orfanato onde a maioria das crianças eram brancas, até seu envolvimento com a música e o tráfico de drogas na região onde morava, antes de ser preso e tornar-se escritor. Assim como nos outros filmes da antologia, temos em Alex Wheatle um uso primoroso da trilha sonora, além, é claro, de uma narrativa contundente e sem enfeites. Em tempo: o nome Small Axe faz referência a um provérbio que foi popularizado em uma canção de Bob Marley, “se vocês são a grande árvore, nós somos o pequeno machado”.

SMALL AXE: ALEX WHEATLE (Inglaterra 2020). Direção: Steve McQueen. Elenco: Sheyi Cole, Jonathan Jules, Fumilayo Brown-Olateju, Riley Burgin, Elliot Edusah, Robbie Gee, Johann Myers e Ashley Maguire. Duração: 66 minutos. Distribuição: Globoplay.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 24 de maio de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software