ESPÍRITO DE CONTRADIÇÃO

Filme do dia, Slider

A lógica, como o próprio termo nos faz logicamente pensar, trata das formas do pensamento em geral. Pensamento que pode nascer da dedução, indução ou de uma hipótese. A lógica, por esse raciocínio, não admitiria contradições, certo? De acordo com o matemático e filósofo curitibano Newton Carneiro Affonso da Costa, essa afirmação está errada. Ele, que é mundialmente conhecido no meio acadêmico, criou uma teoria na qual a lógica admite, sim, contradições: a Lógica Paraconsistente. E é justamente essa teoria que o cineasta Fernando Severo nos apresenta no documentário Espírito de Contradição. Resumindo assim até parece estarmos diante de um tratado de extrema complexidade para o grande público. Não é o que vemos aqui. Severo trabalha com audiovisual há mais de 40 anos como montador, roteirista e diretor. Além disso, é professor e estudioso de cinema. Essa experiência lhe permitiu entender as teorias desenvolvidas pelo professor Affonso da Costa e, a partir desse entendimento, traduzir em imagens essa fascinante e singular teoria. Em tempo: o filme está disponível no YouTube gratuitamente.

ESPÍRITO DE CONTRADIÇÃO (Brasil 2019). Direção: Fernando Severo. Documentário. Duração: 70 minutos. Distribuição: YouTube.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 8 de abril de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software