BABENCO, ALGUÉM TEM QUE OUVIR O CORAÇÃO E DIZER: PAROU

Filme do dia, Slider

A atriz Bárbara Paz tinha dirigido dois curtas e o making of de Meu Amigo Hindu, último trabalho do cineasta Hector Babenco, falecido em julho de 2016. Bárbara estava casada com Babenco há seis anos e aceitou o desafio de documentar os momentos finais da vida do diretor de Pixote e O Beijo da Mulher-Aranha. Esses registros resultaram no documentário de longa-metragem Babenco, Alguém tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou. Havia o receio que um acompanhamento tão próximo e pessoal poderia resultar em um filme vazio de conteúdo relevante e carregado de sentimentalismo. Para nossa feliz surpresa, Bárbara Paz revela um olhar atento, preciso e abrangente da carreira do marido. Há que se destacar o brilhante trabalho de montagem que consegue harmonizar o material captado pela diretora com cenas de filmes do retratado e imagens de arquivo. A opção pelo preto e branco, feita pelo próprio Babenco que disse lembrar de sua vida dessa forma, realça ainda mais a beleza desse tocante e poético trabalho, que ganhou o prêmio de melhor documentário sobre cinema no Festival de Veneza de 2019. Babenco foi indicado como representante brasileiro para concorrer ao Oscar 2021 de melhor filme internacional. Infelizmente não ficou entre os cinco finalistas da categoria. E isso não desmerece de forma alguma sua importância e relevância para a cinematografia mundial.

BABENCO, ALGUÉM TEM QUE OUVIR O CORAÇÃO E DIZER: PAROU (Brasil 2019). Direção: Bárbara Paz. Documentário. Duração: 75 minutos. Distribuição: Imovision.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 4 de abril de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software