PERMANÊNCIA

Filme do dia, Slider

O roteirista e diretor pernambucano Leonardo Lacca realizou em 2007 um curta intitulado Décimo Segundo, que tinha no elenco Irandhir Santos e Rita Carelli. Sete anos depois, Lacca retoma aquela história em Permanência, seu longa de estreia. O casal de atores está de volta. Porém, a narrativa segue novos rumos. A ação se passa em São Paulo, mas a força do “sotaque” recifense predomina. Ivo (Santos) chega à cidade para sua primeira exposição fotográfica individual. Ele aceita o convite de Rita (Carelli), sua antiga namorada e se hospeda em seu apartamento. Ela está casada com outro homem e Ivo também está em outro relacionamento. No entanto, o passado que ambos tiveram juntos ainda se faz presente. Permanência é um filme silencioso e segue a dinâmica de uma câmara fotográfica. Muitas vezes a lente da máquina vê algo que o olho não percebe e isso se resume bem na frase “revela só se tu quiser”, dita por Ivo para Rita. Há também outros elementos sensoriais que chamam a atenção. Nesse quesito, o “beber café” tem papel importante. E não apenas pelo aroma. Por falar em aroma a conversa entre Ivo e seu pai toca na questão “cheiro”, algo importantíssimo em qualquer relacionamento. Lacca não tem pressa na condução de sua história. E nem precisa. Ela vai nos envolvendo aos poucos. Seja pelos seus silêncios, que revelam muito do que não precisa ser falado, ou pela expressão corporal de suas personagens.

PERMANÊNCIA (Brasil 2014). Direção: Leonardo Lacca. Elenco: Irandhir Santos, Rita Carelli, Sílvio Restiffe, Laila Pas, Genézio de Barros e Sabrina Greve. Duração: 85 minutos. Distribuição: Vitrine Filmes/Netflix.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 9 de setembro de 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software