FIM DE FESTA

Filme do dia, Slider

Não é exagero algum afirmar que o cinema mais autoral e original feito hoje no Brasil vem do Nordeste. Especialmente de Pernambuco, onde nos últimos anos nomes como Cláudio Assis, Marcelo Gomes, Lírio Ferreira, Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles, Gabriel Mascaro e Hilton Lacerda vêm se destacando. Este último chamou a atenção primeiro como roteirista dos principais trabalhos de Cláudio Assis e depois, como diretor de longas desde sua estreia, em 2013, com Tatuagem. Após um hiato de seis anos, ele nos traz seu segundo longa, Fim de Festa. O roteiro, escrito pelo próprio diretor, se desenvolve ao longo de cinco dias. Começa na quarta-feira de cinzas e vai até o domingo. À frente do elenco temos o excepcional Irandhir Santos. Ele vive o policial Breno, pai de Breninho (Gustavo Patriota), e hospeda em sua casa a sobrinha Penha (Amanda Beça), que veio passar o Carnaval no Recife. Seu filho traz para o apartamento os desconhecidos Ângelo (Leandro Villa) e Indira (Safira Moreira). Paralelo a isso, Breno tem suas férias interrompidas por conta de um assassinato de uma turista francesa ocorrido na capital pernambucana. E ela tem presença marcante como personagem na trama. Da mesma forma que o núcleo que habita a morada de Breno. Temos aqui um nítido confronto de gerações e esse confronto se apresenta, nitidamente, na maneira como o corpo é tratado. Breno reclama constantemente de dores nas costas e nos pés. É como se ele carregasse um peso extremo. Já Breninho é bem mais leve e resolvido. Curiosamente, a relação entre os dois é suave, aberta e carinhosa. Diferente da que Breno tinha com a ex-mulher (Hermila Guedes). Quem sabe, como diz Breno há certa altura, seja a hora de aprender outra língua. Há também uma investigação policial. Mas em momento algum ela assume importância na narrativa. Não é esse o objetivo de Lacerda. Ele quer falar das mudanças que estão ocorrendo em nossa sociedade. E a sequência na praia é emblemática dessa visão de mundo e de corpo que o diretor tem e defende. Fim de Festa é Cinema com C maiúsculo.

FIM DE FESTA (Brasil 2019). Direção: Hilton Lacerda. Elenco: Irandhir Santos, Gustavo Patriota, Amanda Beça, Leandro Villa, Safira Moreira, Arthur Canavarro, Suzy Lopes, Ariclenes Barroso, Maria Barreira, Jean Thomas Bernardini e Hermila Guedes. Duração: 94 minutos. Distribuição: Imovision.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 9 de setembro de 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software