INCÊNDIOS

Slider

Denis Villeneuve, cineasta canadense nascido em Quebec, chamou a atenção de todos em 2011 quando concorreu a diversos prêmios, incluindo o Oscar de melhor filme estrangeiro, por Incêndios. Ao som de You and Whose Army?, do álbum Amnesiac do Radiohead, a voz única de Thom Yorke nos transporta, já nesta cena de abertura, para dentro da história do filme, que vai sendo contada de maneira fragmentada, alternando passado e presente. O ponto de partida é a leitura do testamento de Nawal Marwan (Lubna Azabal) aos seus dois filhos, os gêmeos Simon (Maxim Gaudette) e Jeanne (Mélissa Désormeaux-Poulin). Além de uma exigência bem clara sobre a maneira como quer ser enterrada, eles recebem duas cartas: uma para ser entregue ao pai deles (que julgavam morto) e a outra ao irmão (que eles desconheciam ter). Com roteiro do próprio diretor, baseado em uma peça escrita pelo libanês radicado no Canadá Wadji Mouawad, Incêndios te conduz por caminhos trágicos e surpreendentes, tendo como pano de fundo os eternos conflitos do Oriente Médio. À medida que Jeanne parte em busca da história de sua mãe para poder realizar seus últimos desejos, nós, espectadores, vamos conhecendo junto com ela a jornada percorrida por Nawal. Deduzimos que esta história possa ter acontecido no Líbano pelo fato de seu autor ser libanês. Em nenhum momento do filme é dito o nome do país onde ela ocorre. Na verdade, isso é o que menos importa. O drama apresentado aqui poderia ter acontecido em qualquer país do mundo onde reine a explosiva combinação de intolerância religiosa com crise política. Incêndios é forte, tenso e impactante. É aquele tipo de filme que nos dá uma sacudida. E isso é muito bom.

INCÊNDIOS (Incendies – Canadá/França 2010). Direção: Denis Villeneuve. Elenco: Lubna Azabal, Mélissa Désormeaux-Poulin, Maxim Gaudette, Rémy Girard, Abdelghafour Elaaziz, Allen Altman, Mohamed Majd e Nabil Sawalha. Duração: 130 minutos. Distribuição: Globoplay.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 7 de agosto de 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software